Em causa a atuação do árbitro no Braga-FC Porto da 31.ª jornada da última época. Segundo o comunicado do CD, o treinador e o defesa-central "confessaram integralmente e sem reservas os factos vertidos na acusação".
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol multou Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e Pepe, capitão dos dragões, na sequência das críticas tecidas por ambos à atuação de Hugo Miguel no Braga-FC Porto da última época, na 31.ª jornada da Liga Bwin.
O técnico dos azuis e brancos foi sancionado com uma coima de 1275 euros, enquanto o defesa-central terá de pagar 1020 euros, depois de terem confessado "integralmente e sem reservas os factos vertidos na acusação".
De recordar que o FC Porto perdeu o jogo em questão, por 1-0 (golo de Ricardo Horta) e, após o apito final, Pepe deixou duras críticas ao árbitro. "O jogo ficou marcado pela primeira parte. Fala-se muito dos árbitros, do Mehdi [Taremi]... O árbitro veio condicionado e saiu completamente condicionado. Não posso falar muito, porque, caso contrário, vou apanhar mais jogos. Por isso, vocês estão aí para analisar os três lances", atirou, na altura, o internacional português.
Conceição, por sua vez, lembrou que Hugo Miguel também já havia estado no centro da polémica na época anterior, antes de Moreirense-FC Porto. "Sinceramente fica-me difícil encontrar palavras. No ano passado, a quatro jornadas do fim [n.d.r: a seis jornadas do fim, em Moreira de Cónegos], tivemos o mesmo árbitro que teve muita dificuldade no jogo. Hoje era um jogo grande, que podia decidir um título e metem um árbitro que não tem qualidade para apitar jogos com alguma pressão. Tem tido azar connosco, tem errado sempre contra nós. E contra isso não podemos fazer nada", atirou. Dias mais tarde, o treinador portista acusou Hugo Miguel de "insultar os jogadores" dos dragões.
"Vi árbitros a responder a jogadores, mas a insultar? Os árbitros estão num pedestal e numa redoma que é muito difícil de contrariar. Eles escrevem o que lhes apetece no relatório e é tudo aceite e é o que prevalece, mas quem defende os jogadores? Os jogadores do FC Porto foram insultados em Braga. Acham normal o árbitro chamar enganador ao Taremi ou perguntar ao Francisco 'hoje não caíste?' Ou dizer ao Luís Gonçalves 'mete uma providência cautelar' quando lhe deu o cartão vermelho? Mesmo com todas estas coisas, vamos fazer tudo para ganhar", afirmou, então, Conceição.
Na altura, a APAF avançou com participações contra Sérgio Conceição e Pepe.