Vem aí novo corte no plantel e alguns dos miúdos vão evoluir noutro contexto. Por outro lado, Rodrigo Conceição, Gonçalo Borges e Namaso podem continuar.
Corpo do artigo
O FC Porto-Mónaco de sábado (2-1) funcionou como uma espécie de prova dos nove na pré-época azul e branca.
João Marcelo, Vasco Sousa, Bernardo Folha e Gonçalo Borges não foram utilizados contra o Mónaco, mas o extremo foi um dos destaques da pré-época. Grupo deve ficar mais curto até ao arranque oficial.
Dos 30 jogadores incluídos na ficha de jogo, nove não somaram minutos no Dragão e, desse lote, quatro - João Marcelo, Vasco Sousa, Bernardo Folha e Gonçalo Borges -, com quem Conceição conversou no final, fazem parte do grupo de jovens que foi requisitado à equipa B logo no primeiro dia de 2022/23. Em sentido inverso, Danny Namaso foi utilizado diante dos monegascos, assim como Rodrigo Conceição, que regressou após empréstimo ao Moreirense. Tudo somado, numa altura em que o plantel se prepara para emagrecer, Sérgio Conceição pode ter levantado o véu sobre algumas das opções que tomará nos próximos dias. Mas é melhor irmos por partes.
Olhando para aqueles que acalentam maiores perspetivas de reservar uma vaga a tempo inteiro nas contas do treinador, Rodrigo e Namaso aparentam estar em posições privilegiadas. O lateral-direito é a alternativa lógica a João Mário, uma vez que Manafá ainda se encontra em processo de recuperação e o reforço da posição não faz parte das prioridades. Quanto ao avançado inglês, os números falam por si: após duas temporadas como goleador de serviço do FC Porto B, Danny afinou a mira nos encontros recentes e tornou-se, a par de Galeno, o melhor marcador da preparação portista, com quatro golos. A juntar a isto, uma eventual saída de Toni Martínez pode abrir mais espaço à afirmação do dianteiro, de 21 anos.
Em sentido inverso, João Marcelo, Vasco Sousa e Bernardo Folha veem os respetivos caminhos mais tapados. O defesa brasileiro é o quinto posicionado na hierarquia de centrais. O empréstimo a um clube da I Liga afigura-se como uma solução natural, para que possa continuar a evoluir num patamar de elevada exigência. Quanto aos dois médios, não é de excluir que um possa manter-se no plantel, até porque Conceição ficou agradado com as indicações deixadas por ambos. Porém, é provável que vão alternando entre a equipa principal e os bês, até porque Folha tem 20 anos, Vasco ainda está na casa dos 19 e deve chegar uma cara nova para o miolo.
Sérgio chamou seis jovens da equipa B no arranque de 22/23: João Marcelo, João Mendes (já voltou aos bês), Vasco Sousa, Folha, Gonçalo Borges e Namaso.
Por fim, Gonçalo Borges. O extremo exibiu-se a grande nível no estágio algarvio e marcou um golaço ao V. Guimarães. Alvo de elogios recentes de Pinto da Costa, renovou até 2027 e é visto como uma das grandes apostas do futuro portista. Como tal, ainda que não tenha atuado ante o Mónaco, é possível que continue às ordens de Sérgio, mesmo após a chegada do reforço Gabriel Veron.
Sérgio Conceição reconhece valia a todos os jogadores supramencionados, mas as necessidades da equipa e os momentos de cada um ditam, nesta fase, destinos diferentes. Não seria, aliás, de estranhar que o regresso ao trabalho, na terça-feira, já possa trazer novidades em relação ao novo corte no plantel.
Caso a caso
Lateral-direito
Rodrigo Conceição
22 anos
Com Manafá ainda a recuperar de lesão, o filho de Sérgio Conceição surge como alternativa direta a João Mário. Por esse motivo, poderá manter uma vaga no plantel.
Defesa-central
João Marcelo
22 anos
O brasileiro já está um patamar acima da equipa B, mas a concorrência de Pepe, David Carmo, Marcano e Fábio Cardoso dificulta a permanência. Cedência está no horizonte.
Médio-ofensivo
Vasco Sousa
19 anos
A baixa estatura não o diminui e Conceição é admirador das qualidades de Vasco. Tem apenas 19 anos e prevê-se que alterne entre os bês e os trabalhos da equipa A ao longo de 22/23.
Médio-ofensivo
Bernardo Folha
20 anos
Polivalente, Bernardo pode atuar em várias posições no meio-campo e encontra-se numa situação semelhante à de Vasco Sousa. Marcou ao Bristol Rovers no estágio algarvio.
Extremo-direito
Gonçalo Borges
21 anos
Renovou recentemente até 2027 e esteve em alta no estágio em Vale do Garrão. Ocupa a mesma posição de Gabriel Veron, mas deve continuar a mostrar serviço ao treinador dos dragões.
Avançado
Danny Namaso
21 anos
Quatro golos na pré-época deram força redobrada às aspirações do inglês. Veloz e muito móvel, poderá beneficiar de uma eventual saída de Toni Martínez para ganhar um lugar.