Liga de Clubes indeferiu candidatura leiriense à participação nas competições profissionais e o Covilhã reconquistou direito a continuar na II Liga.
Corpo do artigo
A Comissão Executiva (CE) da Liga decidiu hoje "repescar" o Sporting da Covilhã para a Liga de Honra em futebol, substituindo a União de Leiria, oficialmente excluída dos campeonatos profissionais. Em comunicado, a CE anuncia ter indeferido "liminarmente a candidatura à participação nas competições da época 2012/13" apresentada pela União de Leiria, por não conter os requisitos necessários para o efeito. Na mesma nota, e por consequência da exclusão dos leirienses, a CE decidiu "designar para preencher a vaga assim surgida nessa competição, para efeitos de candidatura, o Sporting da Covilhã, 15.º e penúltimo da Liga de Honra em 2011/2012.
A 21 de maio, data limite para apresentação formal da candidatura, a SAD leiriense enviou uma mensagem de correio eletrónico à Liga de Clubes que não foi considerada válida "para efeitos de apresentação de candidatura" pela Comissão Técnica de Estudos e Auditoria.
Uma carta registada enviada pela SAD leiriense, datada de 24 de maio, teve a mesma apreciação, apesar de conter o requerimento formal de candidatura, mas já "ultrapassado o prazo perentório fixado" para apresentação da mesma.
"A omissão do requisito em apreço constitui fundamento de indeferimento liminar da candidatura da Leiria SAD", lê-se no comunicado da CE, que sentencia a exclusão da equipa das provas profissionais, já depois de ter descido à Liga de Honra, por ter sido a última classificada no campeonato principal.
Para a Comissão Técnica de Estudos e Auditoria, trata-se de um "vício insuprível: se dentro do prazo fixado para o efeito não dá entrada nos termos formalmente exigidos o pedido de candidatura, tal pretensão já não é suscetível de ser ulteriormente ultrapassada".
O comunicado informa que os dois clubes serão notificados destas decisões, tal como a Federação Portuguesa de Futebol.