Diretor técnico nacional esteve reunido com os treinadores da I Liga esta terça-feira, na Cidade do Futebol.
Corpo do artigo
Balanço da reunião: "Espero, no futuro, alargar este espaço, até a treinadores com experiência que possam não estar no ativo. Queremos abordar questões de ordem técnica, melhorar a qualidade de jogo. Falámos dessas questões, sobre o tempo útil de jogo, abordámos soluções e há uma série de aspetos que foram debatidos. A ligação é próxima e há recomendações que serão transmitidas. O líder da classe de treinadores, José Pereira [presidente da ANTF], esteve presente na reunião".
Recomendações: "Não há exigência nenhuma. O que fizemos foi uma análise ao atual quadro, uma análise à distribuição de jogos durante a época. Neste momento é muito intensa e o que sai daqui é uma recomendação. Queremos criar condições para podermos ter um campeonato melhor, com melhores condições. A qualidade de jogo é que é fundamental. O que é que é melhor para o jogador? É isso que pretendemos".
Calendarização: "É possível distribuí-los [os jogos] de forma diferente, penso que é possível. A Liga espanhola faz um 'break', a Liga francesa também, a Liga italiana, a belga... Os fins de semana são os mesmos para todos, por isso é possível".
Problemas diversos: "Estas questões são mais estruturais, não há soluções ideais, como é evidente. Há problemas diversos e é impossível encontrar a solução ideal. Mas é possível chegarmos mais perto do que é o melhor. Não é a questão do Mundial, é de toda uma estrutura para o futebol".
União: "Há questões estruturais que têm de ser resolvidas, a nível de relvados, questões culturais que têm de ser analisadas, uma série de fatores que terão de ser aprofundados. Chegámos a uma conclusão que entre todos os agentes vamos ter que ter um entendimento mais alargado. O nosso objetivo é comum: ter sempre mais qualidade, todos queremos isso. O que nos une é consideravelmente superior às divergências que podemos ter".