Peça fundamental na equipa, o defesa vai atingir número redondo frente ao Arouca. Regularidade é a imagem de marca
Corpo do artigo
Costinha está à porta de entrar no clube dos centenários que vestiram a camisola do Rio Ave. Caso seja utilizado na deslocação a Arouca, o lateral-direito, de 23 anos, vai cumprir o jogo 100 de caravela ao peito, marca conseguida em quatro temporadas.
Em 2023/24, o defesa é um dos quatro totalistas nos 15 jogos dos vila-condenses, juntamente com Amine, Aderllan Santos e Fábio Ronaldo, tendo alinhado sempre do início ao fim. Tratando-se de um lateral, estes números ganham ainda maior relevo, dado que, em 99 jogos, Costinha somou dez golos e também dez assistências.
O defesa ocupa a posição 56 no ranking de jogadores com mais jogos pelo Rio Ave e vai entrar facilmente no top-50, apanhando Baltemar Brito (103). No melhor cenário, sendo utilizado nas 22 jornadas que faltam disputar, terminará esta época na posição 44. E se fizer, pelo menos, mais uma temporada no clube, entrará no top-30, ultrapassando Wires e Cássio, ambos com 140 jogos. Para chegar aos dez primeiros - Lionn é o 10.º com 182 jogos -, Costinha terá que cumprir mais duas épocas e somar, pelo menos, 30 partidas em cada.
Refira-se que, no atual plantel, Guga (110) e Aderllan Santos (160) também são centenários pelos vila-condenses, assim como Ukra (203) e Vítor Gomes (222), o sétimo e o sexto do ranking, respetivamente. No top-5 estão André Vilas Boas (239), Evandro (295), Niquinha (364), Tarantini (444) e Augusto Gama (446).
André Pereira começa a ganhar raízes no onze
A cumprir a quarta época nos Arcos, André Pereira também vai atingir um número redondo, caso seja utilizado, frente ao Arouca, cumprindo o jogo 50 com a camisola do Rio Ave. Após ultrapassar sucessivas lesões, o avançado tem conseguido alguma regularidade na utilização pelos vila-condenses, tendo sido titular nas últimas quatro partidas do campeonato, num arranque de época em que somou 526 minutos.