Sem Alex e Manafá, haverá estreia nas Aves.
Corpo do artigo
Alex Telles até é um dos jogadores do FC Porto mais utilizados na presente temporada, mas com o Marítimo quase não aqueceu o lugar.
O lateral-esquerdo brasileiro estava de regresso à titularidade, depois de ter falhado a deslocação a Famalicão por estar a cumprir castigo, mas foi expulso nos últimos minutos e agora vai falhar a viagem a Vila das Aves.
Visto que Manafá, a alternativa, também está suspenso por acumulação de amarelos, Conceição terá de improvisar e, apesar de não ter mais nenhum lateral-esquerdo de raiz, o treinador do FC Porto sabe que tem à disposição três jogadores que podem dar conta do recado, concretamente Diogo Leite, Mbemba e Tomás Esteves. Qualquer outro seria uma grande surpresa.
Diogo Leite pode levar vantagem, tendo em conta que é o único esquerdino e até já foi utilizado naquela posição na pré-temporada, em Albufeira, com o Fulham. Aliás, é o único disponível do plantel que já experimentou o lugar com Conceição, ainda que apenas por alguns minutos. Naquela altura, o internacional Sub-21 português jogou como defesa-esquerdo, ficando Diogo Queirós e Osório no eixo, enquanto Tomás Esteves alinhou como lateral-direito.
A aposta em Diogo Leite permitiria não mexer no centro da defesa, que tem contado com Pepe e Mbemba. Se Sérgio Conceição optar por desfazer o eixo defensivo que alinhou com o Famalicão e diante do Marítimo, o internacional da República Democrática do Congo sabe bem o que é jogar como lateral-esquerdo. É certo que nunca alinhou nessa posição no FC Porto, mas fez seis jogos no Newcastle na temporada de 2017/18. Além disso, é o defesa mais polivalente da equipa. Se assim for, Diogo joga na mesma, mas ao lado de Pepe.
A outra solução poderá passar por apostar em Tomás Esteves. Apesar de ser lateral-direito, já jogou no meio-campo nos Sub-17 do FC Porto e como lateral-esquerdo da Seleção de Sub-19, diante da Noruega. A experiência aconteceu a 18 de novembro de 2019, quando entrou na segunda parte para o lugar do sportinguista Nuno Mendes.
Opções para o Aves
Diogo Leite
Defesa-central
É um dos bons centrais do futebol português e a quem se augura um futuro risonho. Aos 21 anos, tem uma forte ligação ao FC Porto, iniciada em 2008, quando se transferiu do Leixões. Já com 60 internacionalizações pelas seleções nacionais, jogou em todos os escalões, dos Sub-15 aos Sub-21. Cumpre a segunda época na equipa principal, tendo sempre deixado uma boa imagem quando foi chamado por Sérgio Conceição.
Mbemba
Defesa-central
Contratado no verão de 2018, depois de uma passagem de três anos pelo Newcastle, clube ao qual chegou proveniente do Anderlecht, o internacional da República Democrática do Congo afirmou-se esta época no eixo defensivo do FC Porto, beneficiando primeiro da lesão de Pepe e, mais recentemente, de Marcano. Defesa polivalente, já atuou na direita e no eixo defensivo, tendo ainda dado boa conta do recado como médio-defensivo.
Tomás Esteves
Lateral-direito
É um dos laterais-direitos mais promissores do futebol português. Renovou o contrato com o FC Porto até 2024, dois meses depois de ter festejado os 18 anos, e ficou com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Apesar de aguardar a estreia no campeonato, esta época já atuou pela equipa principal na Taça da Liga - estreou-se em dezembro do ano passado, frente ao Casa Pia -, tendo ainda atuado pela equipa B e pelos sub-19.