Ao vencer o FC Porto (1-0), o V. Guimarães chegou ao sexto lugar pela primeira vez nesta época. Sérgio Conceição cumpre, desta forma, o que prometera na fase mais crítica.
Corpo do artigo
Em franco crescimento nas últimas jornadas, o V. Guimarães ocupa atualmente a sua melhor classificação neste campeonato. Um sexto lugar que deixa a equipa às portas do objetivo europeu e que até pode vir a valer a qualificação, caso a final da Taça de Portugal seja disputada por FC Porto e Braga. O V. Guimarães está já a três pontos do quinto, o Paços de Ferreira, ao qual ganhou (1-0) na Capital do Móvel, e passou a ser um dos mais sérios candidatos à Europa. A história do clube e a qualidade do plantel assim o exigem, mas, a dada altura, esta parecia ser uma meta inatingível.
Quem nunca deixou de acreditar foi Sérgio Conceição, mesmo depois de ter começado o percurso no comando técnico da equipa com quatro derrotas em quatro jogos. À partida para a oitava jornada (receção à Académica), os minhotos estavam na 15.ª posição e o treinador mostrava-se muito confiante. "Vamos fazer um trajeto no campeonato ao nível do que é a história do Vitória. Tivemos dois jogos de campeonato. O primeiro que eu fiz foi após três dias de trabalho. E agora com a Académica, o objetivo é ganhar os três pontos para dar início à recuperação para que o clube chegue a um lugar europeu no fim", afirmava.
O tempo está a dar razão a Sérgio Conceição, que no domingo levou a equipa à vitória sobre o FC Porto (1-0). Desta forma, os minhotos passaram a ter mais vitórias (sete) do que derrotas, algo inédito neste campeonato. Mas continuam a ser mais produtivos fora: 14 pontos, contra 12 em casa.