Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na antevisão ao jogo com o Vizela, agendado para as 20h30 de sábado
Corpo do artigo
Incómodo pelo FC Porto poder não ir à Champions em 2024/25: “Incomoda-me momentaneamente alguns jogos que fizemos e em que podíamos ter feito mais. Nesse momento, os jogos são dissecados, observados, são vistos pelos jogadores e pela equipa técnica. Assumo, nessa observação e correção de erros, uma postura que não é agradável para os jogadores – eles sabem disso –, trabalhamos sobre os erros momentaneamente e, a partir daí, passa e estamos já a pensar no próximo jogo. Esses erros servem para corrigir algumas coisas que não foram bem feitas, para que depois no outro jogo não acontecerem outras vez. Quando acontecem de forma repetida, aí fico verdadeiramente aziado. Agora, perceber que temos um final de campeonato para fazer e estar perspetivar algo de desagradável que possa acontecer não é justo. Não é isso que queremos. Queremos focar-nos no jogo de amanhã com o Vizela e é isso que vamos fazer até ao final do campeonato. Aí faremos as contas, não só no principal objetivo que temos, mas também na Taça de Portugal".
Chamada de Galeno ao Brasil: “Fiquei muito feliz pela chamada do Galeno e do Wendell, com 30 anos, à seleção do Brasil, onde existem tantas e diferentes soluções para o lugar na equipa. E serem dois atletas do FC Porto, fico extremamente feliz. É o meu sentimento. Houve aqui alguma polémica sobre o Galeno, por isso, posso levantar aqui um bocadinho o véu. Falei com o selecionador nacional há uns meses e foi-me pedido por ele para sensibilizar o Galeno para escolher a seleção portuguesa. Assim o fiz, até porque contei ao Galeno a conversa que tive com o selecionador nacional. Isto não é nenhum inconfidência, porque o selecionador nacional fala com os treinadores de todos os jogadores que podem ser convocados. Foi isso que aconteceu, de uma forma natural e normal. Fui ter com o Galeno e disse-lhe o que o selecionador tinha dito, primeiro, e, segundo, dei-lhe a minha opinião sobre o que ele poderia fazer com a dupla nacionalidade. São duas situações diferentes. Disse-lhe que, estando no campeonato português, se calhar tinha mais possibilidades de ser chamado à seleção portuguesa do que à do Brasil. Entretanto passaram-se seis, sete, oito, nove convocatórias onde foi pré-convocado, mas nunca foi convocado. Agora chegou a seleção do Brasil, convocou o Galeno e ele vai. Está tudo dito. Foi isto que aconteceu".
Convocatória de Francisco Conceição à Seleção Nacional: “Vejo exatamente da mesma forma e sinto a mesma felicidade do Galeno, do Wendell. Fico extremamente feliz por eles. O João Mário também foi convocado, é outro menino a quem, por vezes, puxo as orelhas, mas fico tão contente como se fosse meu filho também. Por isso, são todos meus filhos [risos]. Não me metam em dificuldades [risos]".