Treinador do FC Porto marcou presença esta terça-feira no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
Corpo do artigo
Formação: "Temos alguns jogadores da formação com imensa qualidade. No período da formação estão a perder-se valores importantes.. Estive numa reunião de treinadores na UEFA e o Pellegrini falou que o scouting que referenciava para o Milan era diferente do que referenciava para a Juventus. Na Juventus era mais físico e agressivo, no Milan mais técnico e refinado, com outras linhas. No que é a formação, temos de melhorar na exigência. Hoje, ao dizer algo fora da caixa eles ficam super afetados com isso."
Pepe e outros exemplos: "Tenho um animal competitivo que é o Pepe e tenho três ou quatro miúdos que ficam fragilizados porque o míster deu uma dura. Agora, isto vai entroncar na dificuldade que temos em incutir nesta malta uma responsabilidade e exigência de estar no FC Porto, que luta a dada três dias para ganhar esses jogos e que depois eles sejam transformados em títulos. [Jovens atuais] são jogadores que percebem o jogo de forma muito mais rápida, em termos de qualidade e talento existe muito mais hoje do que antigamente. Acho que é muito por aí. A capacidade que têm em perceber as diferentes variantes que estamos a preparar para o jogo. Há coisas positivas, outras menos positivas, cabe-nos lidar com isso e incutir-lhes a melhor forma de chegar ao sucesso."
Ligação com a formação: "A comunicação é constante. Quase diariamente falo com o Folha. Muitas vezes treinamos juntos, com os jogadores menos utilizados no jogo. A comunicação é constante e assim estamos mais próximos do sucesso."
14703748