Como é Conceição em semanas de clássico? "Vai ao detalhe, corrige até à exaustão"
Antigo internacional português Rúben Micael conviveu com o agora treinador do FC Porto no Braga e até recorda um episódio caricato. Também no Minho partilhou o balneário com... Amorim.
Corpo do artigo
A exigência de Sérgio Conceição no dia a dia é sobejamente conhecida, mas, em semana de clássico, a pressão cresce ainda mais. Quem o diz é Rúben Micael, antigo futebolista que, em 2014/15, foi orientado pelo agora treinador do FC Porto no Braga.
"O Sérgio vai ainda mais ao detalhe nos dias que antecedem um jogo grande. A pressão é muita e, no caso do FC Porto-Sporting, pode mesmo ser o duelo do campeonato", começou por referir o ex-jogador a O JOGO.
Mas há algum ponto que Conceição foque em especial nas vésperas de um jogo grande? Micael responde. "Não é só a bola parada. Ele vai a tudo, tenta ver todos os pontos menos bons ao máximo, as lacunas, tenta trabalhar esses pontos negativos. Nesta semana, vai ao mais ínfimo detalhe, corrige até à exaustão. E não é só um detalhe. São todos", reitera.
No emblema arsenalista, a personalidade vincada de Sérgio já se fazia sentir e Rúben Micael lembra as "duras" do técnico. "Até o Cristiano Ronaldo tem de provar que é melhor a cada dia. Há jogadores que, por fazerem uma ou duas boas exibições, acham logo que são os maiores e o Sérgio não admite isso. E bem. Consegue elogiar, mas no dia a seguir dá umas duras, se for preciso. E digo mais: no dia em que o Sérgio mudar, será mau sinal", atira o antigo internacional português, recordando um episódio caricato.
"O Sérgio também é uma pessoa familiar para com os jogadores. Houve uma fase em que falhei golos escandalosos no Braga e ele tentava incentivar-me todos os dias. A dada altura, na semana seguinte, num jogo em que até falhei de baliza aberta, não me disse nada... Continuei a fazer o meu trabalho, cheguei ao fim de semana e fiz dois golos! [risos] Desde que deem tudo por ele, o Sérgio vai contra o que tiver de ser para defender os jogadores, porque sabe que é isso que está certo", vinca Rúben Micael.
Curiosamente, ainda antes de conviver com Sérgio Conceição, o antigo médio partilhou o balneário dos minhotos com... Rúben Amorim. Ao lembrar a faceta "muito brincalhona" do atual treinador do Sporting, Micael não esconde ter ficado surpreendido por vê-lo enveredar por uma carreira no banco.
"Nunca imaginei que ele quisesse abraçar essa vida de treinador. Mas, tirando isso, o facto de estar a ter o sucesso que vai tendo não é surpresa. Sei bem como ele era dentro de campo. É uma pessoa espetacular, brincalhona, mas, a partir do momento em que começa o treino ou o jogo, muda o chip e é seriedade máxima", remata Rúben Micael.