Reforçar as duas laterais, substituir Uribe e acrescentar um avançado ao plantel são as prioridades que apontam. Depois, depende mesmo das saídas que venham a acontecer.
Corpo do artigo
Manter Sérgio Conceição e Otávio são condições fundamentais para alcançar o sucesso desportivo na próxima temporada. É essa a opinião dos oito adeptos portistas que O JOGO ouviu e convidou a, também, apontar as posições que consideram ser imperativo reforçar neste defeso
A SAD do FC Porto, primeiro, tem de vender, como Fernando Gomes já assumiu, e só depois irá às compras para que a saída do dinheiro seja registada apenas no próximo exercício. Até lá, serão alinhavados os negócios. Os adeptos portistas que O JOGO ouviu deixam dicas sobre as posições em que consideram haver um défice de qualidade, as laterais, mas também dizem que é preciso pelo menos um médio e um avançado. "Falta um finalizador mais eficiente, temos uns que são bons, mas não muito bons. Criámos muitas oportunidades e concretizamos apenas uns cinco por cento. E, claro, as laterais porque os que estão não têm capacidade para estar lá", considera o ex-autarca Nuno Cardoso, tal como o seu o homólogo Paulo Teixeira. "Reforçar o ataque e alguém para o meio-campo. Depois é estar atento porque podem despontar joias da coroa que estejam escondidas na equipa B".
Mas é no setor defensivo que há mais debilidades, de acordo com quase todos os adeptos. "O FC Porto deve encarar a possibilidade de reforçar as laterais, ter dois jogadores competitivos para cada posição. No eixo defesa, espero que o David Carmo e o Fábio Cardoso se afirmem, porque Pepe e Marcano não dão para tudo. Com a saída de Uribe, é preciso olhar com critério para o meio-campo", defende Miguel Guedes, mas também Álvaro Magalhães.
"Obviamente, há a substituição do Uribe que era um jogador nuclear, mas o que gostaria mais de ver resolvido é o problema dos dois laterais. É incompreensível como se tem trabalhado com remendos e soluções de recurso, até com avançados por lá. Será que é desta? Já é um problema crónico", considera. Uma posição também partilhada por Jorge Amaral. "Dois laterais em condições, um médio para substituir o Uribe e um médio criativo à imagem do Vitinha e do Fábio Vieira, que pense o jogo e não seja só o Otávio a pensar". Já Carlos Abreu Amorim tem outras prioridades. "Centrais e avançados. Laterais já é pedir de mais, estou a ser humilde. Conceição é um mestre na adaptação, veja-se o Pepê", refere.