Coates mete a tranca na defesa do século: registo do Sporting só é superado pelo Ajax
Central agigantou-se desde a chegada do atual treinador. Esta época, com ele, a equipa sofreu oito golos em 18 jogos. Sem ele encaixou 12 golos em apenas seis jogos e apenas em um não sofreu
Corpo do artigo
Recorde atrás de recorde. Assim tem sido a história de Rúben Amorim no Sporting e pelo andar da carruagem mais um vem a caminho: o da eficácia defensiva na Liga neste século.
Desde 2000/01 o melhor que o leão conseguiu foi terminar uma temporada no campeonato com uma média de 0,5 golos sofridos por jogo (15 em 30 jornadas), em 2006/07, sob o comando de Paulo Bento.
Mas o atual treinador do Sporting melhora a sua média à terceira época no leão (onze rondas na primeira com média de 0,72 e a segunda completa com 0,58), seguindo em 2021/22 com apenas 0,35 golos sofridos por jogo no campeonato (5 em 14 jogos). E em grande parte o deve à presença do capitão e líder em campo: Coates.
"O Seba [Coates] é mais do que um jogador para nós. Será opção contra o Boavista se chegar, tiver alta e disser que pode jogar", disse Amorim antes da última partida, insistindo na importância do central uruguaio no final do encontro: "É muito especial para nós. Só a forma como ele falou no balneário antes do jogo... Eu ando aqui há algum tempo, conheço os meus jogadores, e só a forma como olham para ele quando ele está a falar, isso tem muita importância no jogo. Jogou bem, notou-se que não tem treinado, mas fez um excelente jogo e precisamos mesmo muito do Seba."
Ora, com o camisola 4 em campo, em 18 jogos, o Sporting sofreu apenas oito golos, o que dá uma média de 0,4 por jogo, e na Liga foram apenas 4 em 13 jogos (média de 0,30). Nos seis jogos em que capitão não jogou, os verdes e brancos encaixaram 12 golos (dois golos por jogo), deixando a baliza em branco apenas uma vez, contra Os Belenenses.
O impacto do uruguaio desde a chegada de Amorim é decisivo para o bom registo defensivo do leão. Não só o Sporting tem por agora a melhor média do século, como apenas é batido na Europa por Ajax, que encaixou quatro golos na Eredivisie (analisados os números das ligas de Inglaterra, Itália, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos, Turquia, Bélgica, Grécia, Suíça, Rússia e Ucrânia). Mas vendo apenas os jogos em casa no campeonato, ninguém bate o leão, com apenas um golo sofrido em Alvalade.