Jogador fez um teste antigénio que revelou o resultado positivo. Mais tarde fez o teste PCR. Titular indiscutível para Amorim, o uruguaio disputa todos os jogos do campeonato.
Corpo do artigo
Coates está infetado com a covid-19 e vai falhar o dérbi de sexta-feira contra o Benfica no Estádio da Luz, às 21h15. O defesa-central e capitão dos leões testou positivo depois da realização de um teste antigénio, seguindo logo após o resultado o protocolo vigente, mantendo-se em isolamento.
Depois fez o teste PCR cujo resultado não foi revelado até à hora do fecho do jornal pelo Sporting. O uruguaio é o primeiro caso positivo no Sporting esta temporada.
No último jogo do campeonato, disputado no domingo, os leões defrontaram o Tondela, que também tem casos de covid-19 no plantel.
A notícia de Coates caiu com estrondo em Alvalade a dois dias do embate contra o eterno rival, o Benfica, num jogo que pode mexer com o topo da tabela. O capitão dos leões, já se sabe, é um elemento fundamental na estratégia de Amorim. Além da liderança, é determinante nos lances de bola parada, tanto defensivos como ofensivos. A influência do gigante defesa dos leões tem sido comprovada em vários jogos, como demonstram os quatro golos (dois na Liga dos Campeões e dois na Liga Bwin) que apontou e uma assistência em 17 partidas.
Uma das questões que se levantam neste momento é quem será o substituto de Coates? À partida Neto irá fechar o trio mais recuado da equipa, embora Amorim tenha outras opções em cima da mesa como Matheus Reis, Esgaio, Marsà e Goulart, as duas últimas claramente com menos força. Mas quem será o homem do meio, o que irá substituir diretamente o uruguaio? Olhando para o histórico de Rúben Amorim sempre que o capitão não deu o contributo à, equipa rapidamente se conclui que o escolhido será Gonçalo Inácio - deixará de estar mais à direita para surgir no meio.
Na última temporada, Coates falhou dois jogos. Na realidade um e foi suplente utilizado nos instantes finais do desafio contra o Marítimo para a Taça de Portugal e Feddal ocupou o seu lugar - o Sporting estava a perder e Amorim colocou-o no ataque a dez minutos do fim. Mais tarde, frente ao V. Guimarães, foi Gonçalo Inácio a assumir o lugar e, já agora, a marcar o golo que deu o triunfo (1-0) aos leões.
Esta época, foi o substituto direto de Coates em três dos quatro jogos em que o camisola quatro dos leões não esteve em campo. Além disso, é sabido que Inácio durante os treinos atua algumas vezes naquela posição, certamente preparando as eventuais ausências do capitão. O central formado nos leões é forte no jogo aéreo, tem uma boa leitura de jogo e saída para o ataque, e é rápido na abordagem das jogadas, características que deverão pesar na escolha de Amorim para dérbi.
Sem Coates na equipa (ver quadro abaixo), o Sporting tem duas derrotas: uma frente ao Marítimo, na última época, e outra na atual diante do Ajax (5-1).