
Sporting's Uruguayan defender Sebastien Coates (R) vies with Tondela's Azerbaijani forward Renat Dasashov during the Portuguese league football match between Sporting CP and CD Tondela at the Jose Alvalade stadium in Lisbon on November 28, 2021. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
AFP
Jogador fez um teste antigénio que revelou o resultado positivo. Mais tarde fez o teste PCR. Titular indiscutível para Amorim, o uruguaio disputa todos os jogos do campeonato.
Coates está infetado com a covid-19 e vai falhar o dérbi de sexta-feira contra o Benfica no Estádio da Luz, às 21h15. O defesa-central e capitão dos leões testou positivo depois da realização de um teste antigénio, seguindo logo após o resultado o protocolo vigente, mantendo-se em isolamento.
Depois fez o teste PCR cujo resultado não foi revelado até à hora do fecho do jornal pelo Sporting. O uruguaio é o primeiro caso positivo no Sporting esta temporada.
No último jogo do campeonato, disputado no domingo, os leões defrontaram o Tondela, que também tem casos de covid-19 no plantel.
A notícia de Coates caiu com estrondo em Alvalade a dois dias do embate contra o eterno rival, o Benfica, num jogo que pode mexer com o topo da tabela. O capitão dos leões, já se sabe, é um elemento fundamental na estratégia de Amorim. Além da liderança, é determinante nos lances de bola parada, tanto defensivos como ofensivos. A influência do gigante defesa dos leões tem sido comprovada em vários jogos, como demonstram os quatro golos (dois na Liga dos Campeões e dois na Liga Bwin) que apontou e uma assistência em 17 partidas.
Uma das questões que se levantam neste momento é quem será o substituto de Coates? À partida Neto irá fechar o trio mais recuado da equipa, embora Amorim tenha outras opções em cima da mesa como Matheus Reis, Esgaio, Marsà e Goulart, as duas últimas claramente com menos força. Mas quem será o homem do meio, o que irá substituir diretamente o uruguaio? Olhando para o histórico de Rúben Amorim sempre que o capitão não deu o contributo à, equipa rapidamente se conclui que o escolhido será Gonçalo Inácio - deixará de estar mais à direita para surgir no meio.
Na última temporada, Coates falhou dois jogos. Na realidade um e foi suplente utilizado nos instantes finais do desafio contra o Marítimo para a Taça de Portugal e Feddal ocupou o seu lugar - o Sporting estava a perder e Amorim colocou-o no ataque a dez minutos do fim. Mais tarde, frente ao V. Guimarães, foi Gonçalo Inácio a assumir o lugar e, já agora, a marcar o golo que deu o triunfo (1-0) aos leões.
Esta época, foi o substituto direto de Coates em três dos quatro jogos em que o camisola quatro dos leões não esteve em campo. Além disso, é sabido que Inácio durante os treinos atua algumas vezes naquela posição, certamente preparando as eventuais ausências do capitão. O central formado nos leões é forte no jogo aéreo, tem uma boa leitura de jogo e saída para o ataque, e é rápido na abordagem das jogadas, características que deverão pesar na escolha de Amorim para dérbi.
Sem Coates na equipa (ver quadro abaixo), o Sporting tem duas derrotas: uma frente ao Marítimo, na última época, e outra na atual diante do Ajax (5-1).
