É o central mais goleador dos leões na Liga NOS no século XXI, tendo já superado nomes de peso.
Corpo do artigo
O capitão sportinguista Sebastián Coates está a fazer a sua melhor temporada de verde e branco, clube que representa desde meio da época 2015/16, e a sua veia goleadora não tem paralelo no emblema, neste século.
13598567
Coates já ganhou, assim, um lugar na história do clube, como o central mais goleador no campeonato no século XXI e para trás o gigante uruguaio já deixou nomes sonantes como Beto, André Cruz, Onyewu, Tonel e Marcos Rojo, todos eles habituados a abanar as redes adversárias predominantemente nas bolas paradas (o brasileiro era mesmo um batedor das mesmas).
Na presente edição da Liga NOS, Coates já soma cinco golos marcados, o último, contra o Belenenses, mais uma vez decisivo, desta vez para levantar a equipa e dar esperança de conquista de pontos, como se veio a verificar já nos descontos.
Uruguaio deixou para trás centrais habituados aos golos como André Cruz, Beto, Onyewu, Tonel e Marcos Rojo. Recuando na história, apenas Leal (também lateral) e Lúcio o igualaram ou superaram
Antes, o capitão já tinha marcado o golo que sentenciou o jogo contra o Paços de Ferreira (2-0 na 2.ª jornada), o bis da reviravolta nos descontos contra o Gil Vicente (2-1 na 18.ª jornada) e o que deu a vitória contra o Santa Clara (2-1 na 22.ª jornada), além de mais um bis, contra o Sacavenense, na Taça de Portugal. Os citados golos de Coates na Liga NOS deram ao leão cinco pontos extra, decisivos, portanto, para o Sporting se manter líder da prova.
E recuando na história, é preciso andar mais de meio século para trás para encontrar um central que tenha marcado mais que os cinco golos que o uruguaio regista esta temporada ao cabo de 27 jogos na Liga NOS. Foi em 1959/60 quando o brasileiro Lúcio chegou aos sete golos em apenas 15 partidas no campeonato. O mesmo Lúcio também marcou cinco golos na prova, como Coates, em 1962/63, e mais recentemente, em 1991/92, foi Leal (que também atuava a defesa-esquerdo) a chegar a essa marca, em 34 partidas.
Com 23 golos em 234 jogos pelo Sporting, em cinco temporadas e meia, Coates está no top-3 dos centrais mais goleadores da história do clube, atrás de Lúcio (35 golos) e Beto (25 golos). Alargando o registo a todos os defesas, irrompe na liderança Morais, a liderar a lista dos jogadores do sector recuado com mais golos com 69 tiros certeiros.