Em Alvalade, o Santa Clara é considerado a besta negra: derrotou os leões pela primeira vez na Liga e logo na estreia de João Pereira
Corpo do artigo
Tudo corria de feição ao Sporting até ao dia em que surgiu o Santa Clara a baralhar as estatísticas e colocando um ponto final na invencibilidade dos leões, na jornada 12 da Liga Betclic.
Rúben Amorim tinha deixado a equipa na liderança do campeonato de forma imaculada e com uma vantagem apreciável em relação ao adversários diretos na luta pelo título - culminou a sua estadia em Alvalade com uma reviravolta em Braga. João Pereira foi o sucessor do agora treinador do Manchester United, mas falhou no arranque, permitindo que os açorianos fossem a primeira equipa a derrotar o Sporting; a primeira equipa a não permitir qualquer golo a Gyokeres e seus pares; a equipa a evitar que os leões chegassem ao 12.º jogo seguido na Liga a vencer, o que seria recorde. O ciclone açoriano passou pela Segunda Circular e não deixou boas recordações.
O Santa Clara tirou algum brilho à caminhada sportinguista e ajudou a provocar o caos no “mundo leonino”. Seguiram-se mais três derrotas (uma para o campeonato, diante do Moreirense, e duas na Champions, contra o Arsenal e Club Brugge) e há quem acuse os insulares de terem sido os principais responsáveis pela quebra dos lisboetas.
E esta noite, novamente no Estádio José Alvalade, Sporting e Santa Clara voltam a cruzar-se, embora numa competição diferente, a Taça de Portugal (oitavos de final). Trata-se também da primeira vez que os históricos clubes portugueses se encontram nesta prova.
Sentimento de vingança?
Haverá por tudo isto um sentimento de vingança? Delfim, antigo jogado do Sporting, não admite esse cenário. “Não diria um sentimento de vingança, mas uma certa revolta que potencia uma vontade conjunta de fazer um resultado diferente amanhã [hoje] à noite”, começa por referir o médio que atuou no Sporting de 1998 a 2001. “A magia que imperava ficou fragilizada com o resultado e houve um impacto mediático grande. No entanto, acredito que o Sporting tem tudo para reverter a situação. Aconteceram coisas que a equipa ainda não tinha vivido e agora talvez tenham os pés no chão”, sublinha Delfim.
Vasco Matos, treinador dos açorianos, expulso nos últimos minutos em Alvalade, terá pela frente uma equipa avisada e determinada em conquistar um resultado diferente do anterior. O golo de Vinícius Lopes, aos 33’, mantém-se bem vivo na memória dos sportinguistas, que pensam que chegou o momento do acerto de contas.
Finalista vencido na última temporada, o Sporting volta a incluir a Taça de Portugal num dos principais objetivos de 2024/25. A última vez que perdeu um jogo para esta competição no seu estádio foi contra o FC Porto em 2021/22, nas meias-finais. O Sporting acabaria eliminado, depois de ter sido derrotado nas duas partidas pelos azuis e brancos.