Chermiti ganha oportunidades e pode "fazer esquecer" a contratação de um avançado
Equipa técnica felicitou o avançado pelo nível demonstrado com o Braga. Tem crédito para ser titular na segunda-feira. Capacidade de ligar o jogo, com efeito visível no passe para golo, e intensidade defensiva foram atributos aplaudidos por Amorim. Sucesso do atleta pode dar crédito à ideia de não se contratar um avançado.
Corpo do artigo
Youssef Chermiti foi chamado à titularidade contra o Braga e convenceu. O JOGO sabe que a exibição no 5-0 frente aos arsenalistas, que valeu a aproximação do Sporting ao terceiro posto, agradou aos responsáveis técnicos dos leões.
Com 18 anos e após três jogos pela equipa principal, Chermiti foi lançado como titular e Rúben Amorim declarou-lhe a confiança. O balanço, no final do encontro, foi francamente positivo e o atacante foi aplaudido por colegas e treinadores. Tem estado, aliás, a ser trabalhado para jogar de início em Vila do Conde, na segunda-feira.
O passe de calcanhar para Morita no 2-0, que resultou na primeira assistência do jogador na equipa principal, foi o elemento mais visível da compreensão global do jogo que Chermiti evidenciou ao longo de todo o jogo. Teve capacidade para ligar o futebol ofensivo dos leões, saiu da sua zona de jurisdição, como Amorim pede a Paulinho, e combinou com os companheiros. Em 18 tentativas de passe, Chermiti acertou 15 e entregou bem para o último terço em quatro ocasiões. Amorim pediu aos jogadores para confiarem no atleta de 18 anos e procurarem as tabelas com o avançado. O treinador acredita que o jogador tem condições para corresponder e que tenderá a melhorar com os minutos em campo. Fez um cabeceamento enquadrado aos 21" e tem ordem para arriscar no remate. Defensivamente, recuperou sete vezes o esférico, intercetou outras três bolas, notando-se a garra para ir ao choque.
Sem Paulinho, castigado por mais dois encontros, Chermiti agradou aos adeptos e tem a confiança dos técnicos. O sucesso na aposta neste jovem até final da época pode convencer os fãs de que a ideia de privilegiar um defesa-central em vez de um avançado foi a mais acertada.
Renovação anunciada por Amorim
Rúben Amorim disse que Chermiti já teria renovado pela equipa principal e, ao que O JOGO apurou, esse princípio de acordo existe, faltando a oficialização, que deverá estar para breve. O atleta assinou contrato profissional com 16 anos, em 2020, e a SAD já o tinha numa lista de ativos a segurar, já que o vínculo termina em 2024. Para o jogador era importante sentir que tinha as portas abertas da equipa principal e o facto de Amorim ter dado indicação ao clube não contratar outro avançado em janeiro deu motivação ao atleta.