O JOGO sabe que a administração do Arsenal reúne-se esta terça-feira e, em cima da mesa, estará a nova proposta do FC Porto pelo defesa de 25 anos. Dragões tentam empréstimo com compra obrigatória em 2026. Conclusão deste longo processo está cada vez mais próxima e os gunners já pensam numa alternativa ao polaco.
Corpo do artigo
O longo e difícil processo para a transferência de Jakub Kiwior está a chegar à fase das decisões. Tal como O JOGO noticiou, FC Porto e Arsenal retomaram as conversações pelo defesa polaco depois do último jogo dos gunners, contra o Leeds United, no sábado. A SAD apresentou uma nova proposta, que passa pelo empréstimo com cláusula de compra obrigatória, num negócio que, entre taxa de empréstimo e aquisição, ficará acima dos 20 milhões de euros. Hoje, segundo apurámos, será a vez de a administração do emblema londrino reunir-se e tomar uma decisão, pelo que o processo pode ficar encerrado muito em breve e com um desfecho feliz para os dragões, quando pouco o fazia prever aquando da primeira abordagem.
Em julho, recorde-se, o FC Porto bateu à porta do Arsenal, que respondeu com 30 milhões de euros para a transferência, valor proibitivo e que fez o clube azul e branco recuar. No entanto, o tempo jogou a favor dos dragões e as circunstâncias mudaram, sobretudo pelo lado do internacional polaco, que desceu um degrau na hierarquia. Com Saliba e Gabriel Magalhães intocáveis no eixo, os gunners contrataram Cristhian Mosquera ao Valência. Na época passada, Kiwior fez 30 jogos e com enorme fiabilidade, a central e a lateral-esquerdo, com destaque para as excelentes exibições que desenhou contra o Real Madrid, na Liga dos Campeões. Certo é que, esta época, não foi ao banco no primeiro jogo e, no segundo, viu Mosquera entrar quando Mikel Arteta substituiu Calafiori.
Aos 25 anos, Kiwior quer jogar com regularidade e mudar de ares, priorizando uma saída do campeonato inglês, onde até teria, seguramente, portas abertas. O FC Porto não só lhe oferece isso, como ainda o bónus de contar com o compatriota Jan Bednarek, com quem esteve em dezenas de batalhas pela seleção polaca. O investimento seria significativo, mas Kiwior é muito apreciado. Cumpre todos os requisitos dentro e fora de campo que os dragões procuram e resolveria dois casos num: profundidade no centro da defesa e uma alternativa valiosa para a lateral esquerda.
Arsenal já pensa em alternativas
Outro indicador positivo para o FC Porto passa pelas múltiplas notícias que colocam o Arsenal na rota de Piero Hincapié, defesa equatoriano do Bayer Leverkusen exatamente com o mesmo perfil de Kiwior: central e lateral-esquerdo.