Se somar hoje os três pontos, o Benfica garante continuidade na UEFA e o Dínamo pode cair.
Corpo do artigo
Com quatro pontos em três jornadas já realizadas, o Benfica soma apenas quatro pontos e procura hoje aumentar o pecúlio para sete, como forma de manter intactas as aspirações de seguir em frente na Liga dos Campeões, sabendo desde já que o triunfo sobre o Dínamo Kiev lhe garante, pelo menos, a continuidade na Liga Europa.
Em piores lençóis ficará a formação ucraniana que, sendo derrotada na Luz, manterá o ponto atual e, caso haja empate no outro jogo, entre Nápoles e Besiktas, ficará automaticamente eliminado das competições europeias desta campanha. No entanto, a vitória de italianos ou turcos manterá o Dínamo Kiev com possibilidades de apuramento porque defrontará ainda os outros dois rivais.
Atingindo então os sete pontos, esta será a terceira melhor campanha na fase de grupos da prova à quarta jornada desde que o Benfica se fixou na Champions, na época 2010/11. Nas duas mais produtivas (2015/16 e 2011/12), os encarnados somavam nessa fase nove (de um total final de dez) e oito pontos (fechou com 12), respetivamente, tendo garantido no final o apuramento para os oitavos de final da competição.
Em sentido contrário, e em caso de derrota, as águias de Rui Vitória igualarão os piores registos do mesmo período comparativo, com os referidos quatro pontos. Foi com esta contabilidade que o Benfica fechou a quarta ronda das campanhas de 2012/13, 2013/14 e 2014/15. Se nas duas primeiras ainda logrou cair para a Liga Europa e chegou à final da competição nas duas épocas, na mais recente acabou mesmo por ficar fora das provas europeias.
O Benfica defronta o Dínamo Kiev numa partida com início às 19h45. Depois, disputa o primeiro clássico da temporada em casa do FC Porto, no domingo, jogo marcado para as 18h00.