Duelo com os leões será a quinta tentativa para o espanhol procurar vencer em Alvalade, único estádio em Portugal onde nunca conseguiu ganhar pelo menos uma vez. O melhor que conseguiu na condição de visitante foi empatar, perdendo três dos restantes jogos. Em duas ocasiões, o espanhol até na marcação de grandes penalidades acabou por ser batido.
Corpo do artigo
Alvalade é o único estádio onde Casillas nunca venceu em Portugal. Em todos os outros recintos em que jogou na condição de visitante, o espanhol venceu pelo menos uma vez, pelo que este clássico com o Sporting terá um desafio particular para o guarda-redes do FC Porto.
Em seis jogos disputados em Alvalade, ou em campo neutro, Casillas sofreu sete golos frente ao Sporting
Com a camisola azul e branca, Iker já defendeu a baliza dos campeões nacionais no "covil" dos leões quatro vezes e o melhor que conseguiu foi empatar a zero golos, na época passada, em jogo da 2.ª jornada da Liga. Aliás, em 2017/18, as duas equipas cruzaram-se mais um vez, em Lisboa, nas competições internas: na Taça de Portugal, o FC Porto, com Casillas na baliza, acabou por ir a prolongamento na segunda mão das meias-finais, depois de Coates ter empatado a eliminatória com um golo, a cinco minutos dos 90". O Sporting viria a apurar-se para a final na marcação de grandes penalidades (6-4).
Nas duas primeiras épocas no FC Porto, o espanhol perdeu sempre nos duelos em Alvalade. Primeiro em 2015/16, cedendo uma derrota por 2-0, ao sofrer dois golos de Slimani. Na temporada seguinte, Felipe ainda deu a ilusão de que o destino poderia ser diferente, com um golo madrugador (8"), mas Slimani (14"), outra vez ele, e Gelson (26") voltaram a dar a vitória ao Sporting.
Slimani foi o avançado que mais golos (3) lhe marcou em Alvalade
Amanhã será a quinta tentativa para o espanhol tentar sair de Alvalade com uma vitória, algo que não só teria repercussões na corrida ao título, como permitiria a Casillas "matar um borrego" na sua longa na carreira.
Para além de nunca ter vencido em Alvalade, refira-se que nem em campo neutro, contra o Sporting, o espanhol foi mais feliz. Na época passada, em Braga, nas meias-finais da Taça da Liga, o FC Porto voltou a ceder na marcação de grandes penalidades (4-3), depois de um empate a zero no final dos 90 minutos.
1083659716734144512
Nem pelo Real Madrid venceu...
Não foi só no FC Porto que o Sporting foi "uma pedra no sapato" de Casillas. Quando o espanhol ainda representava o Real Madrid, as duas equipas cruzaram-se na Champions em 2000/01. O jogo acabou empatado a dois golos, numa jornada a contar para a fase de grupos. Sá Pinto e André Cruz colocaram o Sporting em vantagem ao intervalo, mas na segunda parte, um golo de Roberto Carlos e um autogolo de Rui Jorge dividiram os pontos em disputa. Em Madrid, o Real venceu por 4-0.