Ao quarto jogo no comando do clube, o treinador decidiu adotar uma linha defensiva a quatro, rompendo de vez com as ideias do antecessor, Filipe Martins. Desde o início da época 2021/22 que os gansos estavam habituados a jogar em 3x4x3. Foi com este esquema que o clube garantiu o regresso ao principal escalão.
Corpo do artigo
Desde que assumiu o comando técnico do Casa Pia, Pedro Moreira avisou que podia mudar o sistema tático a qualquer momento e concretizou esse projeto no passado domingo, na vitória conseguida no terreno do Chaves (3-1). O treinador casapiano adotou uma defesa a quatro, rompendo com as ideias do antecessor, Filipe Martins, que jogava com três homens no setor mais recuado.
Ainda assim, Pedro Moreira demorou cerca de um mês a colocar a equipa a jogar com um sistema à sua imagem. O técnico de 48 anos quis perceber melhor as características dos jogadores que tem às suas ordens para perceber qual a melhor ideia de jogo a adotar.
Ao quarto jogo no comando da equipa, optou por efetuar a mudança para o 4x4x2, aproveitando o bom entendimento entre Clayton e Felippe Cardoso na frente.
Mas a principal alteração foi mesmo na defesa. Desde o princípio da época 2021/22 que o anterior treinador, Filipe Martins, formatou a equipa para jogar com uma defesa a três, em 3x4x3, sistema tático com que foi garantido o regresso ao principal escalão.
Nermin Zolotic e João Nunes foram os centrais escolhido nesta nova tática. Este último nem era para ser titular, mas acabou por ser lançado no onze face a uma indisposição de última hora de Fernando Varela, inicialmente apontado ao lugar.
A mudança tática correu muito bem, dado que o Casa Pia saiu de Chaves com os três pontos.
A presença de Rafael Brito nos convocados foi a principal novidade na deslocação do Casa Pia a Chaves. Devido a um problema muscular sofrido no final da temporada transata, ao serviço do Marítimo, o médio-defensivo de 21 anos ainda não se estreou com a camisola dos gansos e na última jornada também não saiu do banco. Contudo, o facto de ter estado na convocatória indica que já está recuperado e que pode ser uma opção para o treinador Pedro Moreira. Também de volta, após lesão, está o médio Telasco Segovia, que teve direito a atuar 22’ no último jogo.