Carlos Vicens: "Não pudemos aterrar em Vigo e depois viemos de autocarro, mas não há desculpas"
Declarações do treinador do Braga na antevisão ao jogo em casa do Sporting
Corpo do artigo
O treinador Carlos Vicens disse este sábado que o triunfo com o Celtic, para a Liga Europa, "tem de dar confiança" ao Braga para defrontar o Sporting, domingo, na oitava jornada da I Liga. Os bracarenses não vencem para o campeonato há cinco jornadas seguidas, mas, na quinta-feira, ganharam em Glasgow, para a Liga Europa (2-0), fazendo parte do lote de equipas que lideram a prova, com seis pontos à segunda jornada.
Para Carlos Vicens, esse triunfo "tem que dar confiança" à equipa para tentar ir a Alvalade vencer uma equipa do Sporting "muito competitiva e difícil". "Estamos contentes pela versão que oferecemos na Escócia, contra uma equipa muito competitiva, soubemos competir e voltámos a ser uma equipa com alma, unida e que trabalhou muito", disse, na antevisão da partida.
O técnico espanhol deixou elogios ao Sporting e ao seu treinador. "Vamos enfrentar o bicampeão, que tem uma maneira muito definida de jogar, o Rui [Borges] fez um trabalho impecável [na época passada], herdou uma equipa de Rúben [Amorim] muito bem trabalhada e não era fácil o papel de dar continuidade a esse trabalho. Conseguiu pôr o seu selo e ser campeão", afirmou.
O treinador quer que a sua equipa saiba interpretar os diferentes momentos do jogo com "confiança, união e espírito de sacrifício".
Carlos Vicens destacou ainda o facto de os minhotos terem menos um dia descanso, porque o Sporting jogou na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, no terreno do Nápoles (derrota por 2-1), tendo referido ainda a viagem de regresso algo atribulada, que originou uma chegada a Braga por volta das 05h00 de sexta-feira. "Jogámos um dia mais tarde do que eles e tivemos complicações na volta, porque não pudemos aterrar em Vigo, só em Santiago de Compostela, e depois viemos de autocarro, mas não há desculpas. Vamos preparar a equipa hoje e amanhã [domingo], ver quem está melhor e escolher a equipa para ir a Alvalade fazer um bom resultado", disse.
Carlos Vicens recusou a ideia de um Braga com duas caras, notando que a partida em Glasgow foi o 15.º jogo oficial da temporada, mais do que qualquer equipa em Portugal, o que, se por um lado, foi bom para a implementação das suas ideias, por outro trouxe "desgaste". "Desde muito cedo, a equipa disputou jogos com um nível de stress alto porque tinha que passar eliminatórias [para chegar à fase de liga da Liga Europa] e, ao mesmo tempo, não queria perder pontos na Liga. Tudo isto é um processo em vai havendo um desgaste e a energia dos jogadores é afetada. Por isso, temos que estar atentos para escolher os melhores perfis e os que tenham níveis de energia mais altos, assim como a energia que venha do banco é muito importante. Se queremos atingir os nossos objetivos esta época, temos que ser todos como equipa e todos têm tido as suas oportunidades", disse.
Paulo Oliveira, Moscardo e Dorgeles, todos a recuperar de lesões, são baixas certas para o jogo com os leões.
Braga, sétimo classificado, com nove pontos, e Sporting, segundo, com 18, defrontam-se a partir das 19h15 de domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.