
.
Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens
Mafra carimbou a presença no play-off. Olhanense hipotecou quase por completo a subida. Freamunde desceu aos distritais
A jornada de domingo do Campeonato de Portugal colocou alguns pontos nos 'is' nas contas pela subida. Quando faltam duas jornadas para o fim da prova, o Vilaverdense, da Série A, agrupamento ganho pelo Vizela, está a três pontos de ser um dos melhores segundos - passam à próxima fase os líderes das cinco séries e os três melhores vice-líderes. Na Série B, Felgueiras (52 pontos) e Espinho (50 pontos) distanciaram-se da concorrência. Aqui sabe-se que só o líder irá ao play-off de promoção e na próxima ronda há um escaldante Espinho-Felgueiras.
Ao centro do país, onde o Leiria já garantiu o primeiro posto, o Lusitano de Vildemoinhos alargou para cinco a vantagem face ao Benfica e Castelo Branco e completa, a par de Vilafranquense (Série D), o leque dos três melhores segundos. Na Série de Vilafranquense, o Mafra não só garantiu a liderança do agrupamento como se qualificou para próxima etapa. Por último o Olhanense foi goleado, por 4-0, no Casa Pia e hipotecou praticamente as esperanças de atingir o play-off. Já se sabe que a Sul mandou o Farense, que é seguido por Oriental (57 pontos), marca que coloca o emblema de Marvila fora do leque dos melhores segundos.
Nota, ainda, para as despromoções. Entre os vários emblemas que já desceram, o Freamunde tem uma curiosidade: a equipa orientada por Helton viu confirmada a descida aos distritais. Os capões tinham descido, na época passada, da II Liga para o CdP e, agora, voltam aos distritais da AF Porto, escalão onde não estavam desde 1982/83.
