Campeonato de Portugal: abraços para uns, lágrimas para outros e decisão adiada

.
Na 29ª jornada do Campeonato de Portugal, o Vilaverdense assegurou uma vaga no play-off de subida, enquanto o Bragança viu consumada a descida aos distritais.
Série A
Depois do apito final e com a vitória (3-0) do Vilaverdense era evidente o contraste entre os jogadores das duas equipas, com os minhotos a garantirem o acesso ao play-off de subida - um dos três melhores segundos -, enquanto o Bragança confirmava a descida aos distritais. É claro que neste jogo tudo correu bem para a equipa da casa, que marcou bem cedo e contou ainda com uma réplica frágil. E se no primeiro golo Joel Silva contou com a colaboração da defesa brigantina, guardião Ximena incluído, no segundo, dez minutos depois, pode agradecer ao árbitro da partida que assinalou um penálti num lance muito duvidoso. Joel Silva não desperdiçou e fez o segundo. O golo tirou ânimo ao Bragança, que só aos 36" é que conseguiu acercar-se com perigo da baliza de Pedro Freitas que teve de se aplicar a fundo para evitar o golo. No recomeço, o Vilaverdense baixou um pouco a intensidade, mas mantendo sempre o controlo. Adão poderia ter marcado para o Bragança e na resposta foi Joel a falhar o que seria o hat trick. Os locais haveriam mesmo por aumentar a vantagem aos 79" numa magnífica jogada individual de Rafael Miranda. António Afonso ainda fez entrar Diz e Fábio, mas a situação pouco se alterou. Uma oportunidade para cada lado foi o melhor que aconteceu até ao final, confirmando a festa de uns e o desalento para quem desce.
Série B
O Felgueiras esteve perto de garantir uma vaga no play-off da subida, mas um golo de Bruno Moraes aos 93" fez o Espinho restabelecer a igualdade (2-2) e adiar a decisão para a última jornada. Agora, a equipa de Ricardo Sousa apenas precisa de empatar contra o Coimbrões, enquanto os tigres têm de vencer o Cinfães e esperar que o líder não triunfe. Num período inicial contido, foi o Felgueiras a causar perigo de bola parada. Após Zé Pedro ter feito a bola bater na barra, de livre direto (28"), os visitantes chegaram à vantagem à passagem da primeira meia hora, com Vítor Pinto a atirar para o fundo das redes na sequência de um canto. Dez minutos depois, Carlitos cruzou para Bruno Moraes que, na passada, fez os locais anularem a desvantagem. Os espinhenses vieram pressionantes para o reatamento e tiveram várias oportunidades para virar o marcador. Carlitos rematou em arco, obrigando Márcio Paiva a defesa apertada (51") e Samu até tentou uma bicicleta à Ronaldo (58"), mas a bola saiu por cima. Este último acabou mesmo por marcar, mas na baliza errada, após um cruzamento venenoso de Evandro. Os alvinegros não atiraram a toalha ao chão, enquanto os visitantes queimavam o tempo que podiam. Já nos descontos, Bruno Moraes voou para o bis e roubou a confirmação do play-off ao adversário.
Série C
O Leiria já garantiu um lugar no play-off de subida à II Liga. O Lusitano Vildemoinhos procura uma vaga, tentando ser um dos três melhores segundos classificados.
Série D
O Mafra já está ba fase final, enquanto o Vilafranquense procura ainda o apuramento.
Série C
Farense já está no play.off. Oriental ainda sonha, necessitando de ser um dos três melhores segundos classificados das cinco séries do Campeonato de Portugal.
