Câmara de Braga critica Liga por colocar jogo com o Benfica à mesma hora da São Silvestre
Em causa a recusa do organismo de adiar o jogo entre o Braga e o Benfica. No mesmo dia 30 realiza-se a 44.ª S. Silvestre de Braga.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Braga, liderada por Ricardo Rio, lamentou a recusa da Liga de adiar a data do jogo entre o Braga e o Benfica, marcado para o dia 30, na Pedreira, com início às 21h15. É que nesse mesmo dia, às 21h30, realiza-se a 44.ª Corrida de S. Silvestre, evento marcado, segundo a autarquia, desde dezembro de 2021.
Em comunicado, a Câmara diz que o clube aceitava jogar no dia anterior e refere que "a realização dos dois eventos desportivos em simultâneo é passível de provocar diversos constrangimentos ao nível da mobilidade" na cidade. "O SC Braga manifestou concordância com a pretensão do município e mostrou total disponibilidade para a alteração da data do jogo para o dia anterior, o que não se revelou possível de realizar por parte da Liga", acusou a autarquia.
Leia o comunicado na íntegra:
"Relativamente à sobreposição horária entre a 44.ª Corrida de S. Silvestre de Braga (30 de Dezembro às 21h30) e o jogo referente à 14ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica (30 de Dezembro às 21h15), vem o Município de Braga esclarecer o seguinte:
. A data de realização da 44.ª Corrida de S. Silvestre de Braga encontra-se agendada desde Dezembro de 2021 e a sua divulgação iniciou em Setembro do presente ano. A escolha da data, decidida atempadamente com a Run Porto, foi determinada por vários motivos, entre os quais a disponibilidade de meios da entidade organizadora desta prova de atletismo e a articulação com o calendário das restantes provas desportivas de igual índole que se realizam na região, o que impossibilita a sua alteração sem prejuízo evidente para todas as partes envolvidas;
. No final de Novembro, momento em que foi divulgada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional a data prevista para a realização do jogo entre SC Braga e SL Benfica, o Município de Braga encetou imediatamente contactos com o SC Braga e a Liga Portugal tendo em vista a alteração deste evento para data anterior ou posterior;
. Considera o Município de Braga que a realização dos dois eventos desportivos em simultâneo é passível de provocar diversos constrangimentos ao nível da mobilidade na Cidade e é prejudicial para os mesmos, dando origem a uma lógica concorrencial que obriga os cidadãos a optar por um dos eventos e privar-se de participar no outro. O SC Braga manifestou concordância com a pretensão do Município e mostrou total disponibilidade para a alteração da data do jogo para o dia anterior, o que não se revelou possível de realizar por parte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional;
. O Município de Braga lamenta os constrangimentos que esta situação irá provocar a todos aos participantes na corrida e aos espectadores de ambos os eventos."