Fernando Santos, que já o chamou em março (para substituir o lesionado Anthony Lopes), só o deixou de fora da Taça das Confederações para que fosse titular dos sub-21 no Europeu da categoria.
Corpo do artigo
Bruno Varela pode ser uma das novidades de Fernando Santos na convocatória da Seleção Nacional para os jogos frente às Ilhas Faroé (31 de agosto) e Hungria (3 de setembro), na rota do Mundial"2018, a divulgar já na quinta-feira. Com Rui Patrício como opção indiscutível no onze e Anthony Lopes de regresso às contas do selecionador após a indisponibilidade para a Taça das Confederações, por motivos pessoais, sobra um lugar nos elegíveis para a baliza, para o qual Bruno Varela, segundo apurou O JOGO, surge como forte hipótese. Esta pode ser assim a sua segunda convocatória para a equipa das Quinas, depois de já ter sido chamado pelo responsável técnico de Portugal para o lugar do guardião do Lyon a 21 de março - então para o compromisso ante a Hungria, na Luz -, sendo promovido dos sub-21 apenas dois dias depois de uma grande exibição no Dragão, que valeu um empate (1-1) ao V. Setúbal frente ao FC Porto.
Após ter falhado a Taça das Confederações - prova para a qual Anthony Lopes e Marafona (lesionado) não estavam disponíveis -, uma vez que Fernando Santos e Rui Jorge entenderam que o jovem guardião seria mais importante nos sub-21, que iriam disputar no mesmo período o Europeu da categoria - levando à chamada de Beto, suplente no Sporting, e José Sá, suplente no FC Porto, para a prova que se realizou na Rússia -, Bruno Varela apresenta agora, como titular do Benfica, novos argumentos para entrar na convocatória. Um quadro que Luís Matos, antigo treinador de guarda-redes do Benfica, considera ser resultado de "um processo natural". "Não espantará ninguém se Bruno Varela for convocado", defende, a O JOGO, reforçando: "Atendendo ao seu passado nas seleções jovens, nas quais era recentemente o titular dos sub-21, e agora ao estatuto que tem no Benfica, é normal que seja um candidato a entrar nas contas." Matos considera mesmo que, "caso consiga manter o posto no Benfica", Varela será "naturalmente uma opção a longo prazo na Seleção". "Não estou a ver o titular do Benfica não ser chamado", justifica.