Médico Frederico Varandas quer ir a votos com o atual presidente, considerando que este tem "obrigação de o fazer", mas até lá dispara fogo cerrado, considerando que Bruno é responsável pelo "pior momento" do clube
Corpo do artigo
Frederico Varandas, antigo diretor clínico da SAD, é hoje mais do que um candidato a candidato à presidência do Sporting. Crítico, diz a O JOGO ter uma lista pronta para liderar o clube, reestruturar o futebol e agregar sensibilidades e pessoas, disparando contra o atual líder do Conselho Diretivo, órgão que espera ver destituído na Assembleia Geral (AG) de sábado.
É um terrorista, como o acusa Bruno de Carvalho?
Tenho o privilégio e o orgulho de ter servido o país e lutado contra verdadeiros terroristas. Bruno de Carvalho não sabe o que isso é, faz comparações com o ato terrorista de Alcochete, continua sem saber o que aquilo foi, por isso não sabe o que diz. Bruno de Carvalho nunca conseguirá unir o Sporting, os sportinguistas já perceberam qual é o seu objetivo. Dia 23 pode ter um fim, não como gostaria, mas espero que a Comissão de Gestão convoque imediatamente eleições e Bruno de Carvalho que vá a jogo. Bruno de Carvalho chama terrorista a qualquer sócio que o ponha em causa pela via democrática.
Como caracteriza mais este ataque?
um estilo, de irresponsabilidade, um discurso que faz muito mal ao Sporting, incompatível com alguém que diz que ama ou gosta do clube.
Pela resposta dada anteriormente, espera a destituição de Bruno de Carvalho na AG, não é assim?
O Sporting espera a destituição do Conselho Diretivo. Lá estarei.
Teme pela sua segurança?
Se há coisa que não sou, é cobarde. Não me refugio em posts. A qualidade que mais admiro é a coragem. O mentor da campanha suja e cobarde já devia conhecer-me. Quanto mais me ameaçam, mais força me dão para devolver a dignidade ao Sporting. Tenho recebido ameaças, mas valem zero!
A AG pode ser o ponto de partida para uma longa batalha judicial? Será um sinal de que Bruno de Carvalho está agarrado ao poder?
Tem mostrado todos esses indícios. Espero que Bruno de Carvalho não arraste mais o nome do Sporting para a lama, é uma vergonha! Conseguiu que o Sporting seja todos os dias humilhado na praça pública.
Face aos acontecimentos dos últimos meses, Bruno de Carvalho tem condições para se recandidatar?
Tem obrigação de se recandidatar! Nas últimas quatro semanas não teve coragem de ir a jogo. Fez tudo para não ouvir os sócios. Acha que o Sporting é dele, mas não é; dia 23, o Sporting vai ser devolvido aos sócios.
"O Sporting é que é insultado todos os dias! Ri-me do que ele disse e que só mostra a total incompreensão do que é o exército"
Sentiu-se insultado com a alusão de Bruno de Carvalho ao "exército" ou "tropa", referindo-se à sua pessoa?
O Sporting é que é insultado todos os dias! Ri-me do que ele disse e que só mostra a total incompreensão do que é o exército, a camaradagem, coisas que ele não sabe o que são.
Bruno de Carvalho provocou uma revolução cultural e moral no Sporting?
Chegou ao clube e devolveu a voz aos sócios, aí revi-me nisso. O primeiro mandato agradou-me, mas hoje não reconheço Bruno de Carvalho. Divide para reinar e sobreviver, cria fantasmas e rumores. O Sporting está a destruir-se por dentro. Quero e gosto de um Sporting competitivo, mas com ética.
"Divide para reinar e sobreviver, cria fantasmas e rumores. O Sporting está a destruir-se por dentro"
A postura de Bruno de Carvalho e tudo o que ele tem feito levam-no a desconfiar de que algo se esconde aos sócios?
Não sei o que encontrará um novo presidente do Sporting quando lá chegar. Preocupam-me as questões financeiras e de organização, o discurso tem sido completamente incoerente. É tudo consequência da sua gestão, não assume uma responsabilidade, de Marco Silva à Gestifute, tudo serve de desculpa. O Sporting está na situação mais crítica da sua história.
Que opinião tem das pessoas que não se demitiram e formam o Conselho Diretivo?
-São todos Bruno de Carvalho. No princípio fazia distinção, hoje já não faço. É tudo igual: Rui Caeiro, Carlos Vieira, Alexandre Godinho, José Quintela, Luís Gestas, Luís Roque, é tudo igual, como será para os sportinguistas.
Quem o desiludiu mais?
A pessoa com a qual tinha mais contacto pessoal era José Quintela. Ainda não consigo perceber como pactua com isto, sinceramente.