O canhoto jogou no Granada (Espanha) na segunda metade da temporada passada, cedido pelos monegascos. Pode voltar a Portugal depois de em 2017 ter brilhado no Rio Ave
Corpo do artigo
A SAD do Famalicão está em conversações com o Mónaco (França) para garantir o empréstimo do extremo Gil Dias. Natural da Gafanha da Nazaré, o internacional pelas camadas jovens de Portugal, de 23 anos, começou a jogar futebol no Gafanha, passou pelo Sporting em 2007/08 e na época seguinte transferiu-se para a Sanjoanense, onde permaneceu cinco temporadas, nas quais deu tanto nas vistas que fez com que o Braga o contratasse em 2013/14.
Nesse ano, venceu o Nacional de Juniores A pelos bracarenses, iniciou 2014/15 no Braga B, tendo-se transferido para o Mónaco no mesmo defeso.
Seguiu-se uma sequência de empréstimos ao Varzim e ao Rio Ave e foi em Vila do Conde (2016/17) que Gil efetuou a melhor época da carreira, com oito golos em 39 jogos. O extremo tornou a emigrar e entretanto passou por Fiorentina (Itália), Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e em 2019/20 jogou no Granada na segunda metade da temporada, sempre cedido pelos monegascos.
As negociações com o Mónaco estão numa fase avançada, mas o negócio não se encontra, contudo, fechado. A eventual contratação de Gil Dias colmataria a iminente saída de Walterson, brasileiro que é pretendido pelo Moreirense, por empréstimo, e que está recetivo à mudança, pois pretende jogar mais, o que não aconteceu na última época no "Fama". Entretanto, o avançado Campana está inscrito e é opção para o jogo com o Belenenses.