Autor de um golo contra o Leça, para a Taça, Ricardo Horta mantém a pontaria afinada quando se aproxima mais um jogo para a Liga Europa, frente ao Besiktas. É o melhor marcador da equipa.
Corpo do artigo
Decisivo como nunca pelo Braga, Ricardo Horta avança certeiro para a visita de quinta-feira ao Besiktas.
Extremo já igualou os nove golos somados por Lima na UEFA pelos arsenalistas e está a apenas dois do melhor registo
O extremo já leva sete golos marcados (em 14 jogos) nesta temporada, sendo o melhor marcador da equipa, e o último foi apontado na recente eliminatória com o Leça, da Taça de Portugal, sinal de que mantém bem apurada a pontaria. Ainda não festejou em jogos do campeonato, mas, em contrapartida, já colecionou cinco golos noutros tantos jogos disputados na Liga Europa, prova em que fez questão de faturar nas três épocas anteriores, desde que chegou à Pedreira.
No total, soma nove em 19 partidas da UEFA, o que significa que já igualou o registo de Lima, o segundo melhor marcador dos bracarenses neste século em competições europeias, ao cabo de 28 jogos disputados. O topo é ocupado por Alan, o jogador que mais vezes envergou a camisola dos guerreiros do Minho (347), podendo Ricardo Horta juntar-se ao diretor de relações institucionais do clube dentro de dois golos.
11427853
Com menos jogos disputados, o número 21 também já figura ao lado dos que atingiram a fasquia dos cinco remates certeiros em jogos europeus numa só época, fazendo parte desse grupo restrito Alan, Lima e Roland Linz. Se a veia goleadora não se esgotar, Horta poderá ainda atingir ou mesmo superar as marcas de Matheus e Luis Aguiar, ambos com seis golos obtidos na mesma temporada ao cabo de dez e 12 partidas da UEFA, respetivamente. Este é o melhor começo de época do extremo pelos arsenalistas, sendo ainda de assinalar o facto de ter contribuído para três golos com outras tantas assistências.
A enorme capacidade para resolver em jogos europeus manifestou-se logo na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Brondby, na Dinamarca, ao assinar o terceiro golo de uma vitória por 2-4, e, já no play-off, revelou-se ainda mais fundamental ao marcar nas duas mãos com o Spartak, anotando inclusivamente um bis em Moscovo. O capítulo mais sonante do internacional português nesta temporada verificou-se na primeira ronda do Grupo K, ao apontar o golo que rendeu um precioso triunfo ao Braga na partida com o Wolverhampton, disputada em pleno Estádio Molineux.
ZOOM
Alan - Autor de 11 golos na UEFA, o ex-capitão disputou a final da Liga Europa em 2011 pelo Braga. Conquistou ainda duas Taças.
Lima - O avançado foi fundamental contra o Sevilha, em 2010/11. Assinou um hat-trick e o Braga qualificou-se para a Champions.
Matheus - Em apenas meia época (2010/11), o ala marcou a Celtic, Sevilha (dois), Partizan e Arsenal (dois). Em janeiro seria vendido ao Dnipro.
Luis Aguiar - É o eurogoleador do Braga mais curioso. Apesar de jogar como médio, chegou aos seis golos em 12 jogos na (extinta) Taça UEFA, em 2008/09.