No contrato de empréstimo de dois anos celebrado no verão de 2018 não ficou estabelecida nenhuma opção de compra do Braga. Valorização galopante do médio complica negociações com o Sporting.
Corpo do artigo
Palhinha está a realizar uma grande época, provavelmente a melhor da carreira, e já se transformou num dos imprescindíveis do onze de Sá Pinto, mas as excelentes exibições do médio têm, no entanto, um aspeto perverso, pelo menos na perspetiva do Braga: por um lado, Palhinha tem sido um elemento fundamental nos bons momentos da equipa ao longo desta temporada, sobretudo na Liga Europa, mas por outro encontra-se num processo galopante de valorização que complicará, inevitavelmente, uma futura negociação com o Sporting.
A SAD minhota já manifestou a intenção de avançar para a contratação definitiva de Palhinha, ainda que o desejo de António Salvador tenha esbarrado, num primeiro momento, na vontade de Frederico Varandas em não negociar o jogador de 24 anos. A concretização do negócio ainda não é uma possibilidade fechada, mas a verdade é que se complica a cada boa exibição do médio - e têm sido muitas.
A questão fulcral é que o acordo de empréstimo, celebrado no verão de 2018, não contempla nenhuma opção de compra por parte do Braga, algo que levou António Salvador a confessar, na altura, que a forma como Palhinha chegou ao clube minhoto "não foi a mais desejada" - o médio foi um pedido de Abel Ferreira.
Sendo assim, o contrato celebrado prevê apenas o pagamento de uma compensação financeira ao Braga na eventualidade de o médio ser transferido para outro clube (ou até regressar a Alvalade) durante os dois anos de cedência. A valorização de Palhinha também já foi validada pelo Transfermarkt, um site alemão especializado na avaliação do valor de mercado de jogadores: o médio valia 1,5 milhões de euros quando chegou o Braga, mas, em junho, já estava cotado em 2,5 milhões de euros - em janeiro, data da próxima atualização, esse valor será revisto em alta.
Apesar de tudo, a ideia do Braga passa por retirar o máximo rendimento desportivo do jogador até ao final da época, mesmo que esse cenário implique uma valorização que acabe por inviabilizar, em definitivo, a compra do médio, que até já referiu, numa recente entrevista, ter o desejo de jogar no estrangeiro.
11390914