Jogadores arsenalistas têm pela frente três "finais" em dezembro, que vão decidir a continuidade na Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal. E pelo meio há jogo no Dragão
Corpo do artigo
Os jogadores do Braga vão ter um mês de dezembro muito preenchido, com sete jogos no calendário e três autênticas finais, que vão decidir a continuidade da equipa na Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal.
Carlos Carvalhal não vai ter grande tempo para treinar a equipa em dezembro, um mês muito preenchido e exigente do ponto de vista físico e psicológico. O sucesso do Braga joga-se nesta altura
Quer isto dizer que parte essencial da temporada vai estar em discussão num curto espaço de duas semanas, nos duelos com o Estrela Vermelha, Boavista e Vizela, este último adversário em dose dupla por esta altura, dado que amanhã visita a Pedreira para a 12.ª jornada do campeonato.
Enfrentar ciclos intensos de jogos não é propriamente uma novidade para o conjunto bracarense, que até tem um histórico favorável de resultados quando joga com intervalos curtos de recuperação. A novidade aqui é que muita coisa estará em jogo. A derrota na Dinamarca, na quinta-feira passada, acrescentou mais um jogo decisivo ao mês de dezembro, uma vez que o Braga ficou obrigado a vencer o Estrela Vermelha, no dia 9, para avançar diretamente para os oitavos de final da Liga Europa. O Midtjylland continua na corrida e, caso vença o Ludogorets e o Braga não vá além de um empate, a equipa minhota passará para a Liga Conferência. Já o segundo lugar resultará na disputa de um play off com um dos melhores terceiros da Liga dos Campeões, o que, em termos de calendário, trará mais complicações.
Se o jogo com o Estrela Vermelha é o ponto de partida para as decisões no mês de dezembro, seis dias depois o Braga vai ter outro duelo fundamental, frente ao Boavista (dia 15), que decidirá a continuidade na Taça da Liga. Para se apurar para a final four, a equipa de Carlos Carvalhal terá obrigatoriamente de triunfar no Estádio do Bessa. Para complicar o cenário, entre os compromissos da Liga Europa e Taça da Liga, há uma saída ao Dragão, no dia 12, para a Liga Bwin, o que deverá obrigar o treinador a gerir o plantel de alguma forma.
Por último, o Braga vai discutir com o Vizela, no dia 22, a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, uma prova em que tem elevadas expectativas, até por estar a defender o troféu conquistado na última temporada.
Al Musrati depende de avaliação
O Braga termina esta segunda-feira a preparação para o jogo com o Vizela e a principal questão reside em saber se Al Musrati reúne condições para ser chamado por Carvalhal. O líbio voltou no domingo a treinar de forma limitada, devido a uma lesão traumática no joelho direito. A chamada de Tormena depende também de avaliação.
Entretanto, o Estrela Vermelha, próximo adversário do Braga na Liga Europa, venceu no domingo o Subotica, por 3-0, com golos de Rodic e um bis de El Fardou Ben. Foi o quarto triunfo seguido no campeonato sérvio.