Braga faz pressão junto do Sporting. Dívida pode aumentar ainda mais.
Corpo do artigo
O Braga deu um prazo à SAD do Sporting para proceder ao pagamento da dívida pela transferência de Rúben Amorim, no decorrer da passada temporada, informação avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada por O JOGO.
A SAD minhota estabeleceu as 16h00 do dia 4 de setembro como data para os leões pagarem 11.753.138,88 euros, mais juros vincendos até ao efetivo e integral recebimento da verba.
"Na missiva enviada para Alvalade, com conhecimento à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), à secção de Licenciamento/OGL (licenciamento para provas da UEFA) e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, os bracarenses começam por lamentar o comportamento inadimplente´' do Sporting, que, volvidos quase seis meses, continua sem cumprir o que foi celebrado no acordo entre os clubes que permitiu a mudança de Rúben Amorim para os leões, por 10 milhões de euros (mais 2,3 milhões de IVA, a cargo dos sportinguistas)", informou o Jornal de Notícias.
1255703
Aquando da mudança de Rúben Amorim para Alvalade, o Braga informou a CMVM sobre o modo de pagamento da cláusula de 10 milhões de euros. O Sporting deveria ter pago a primeira parcela, de cinco milhões de euros, até 6 de março - tendo entrado imediatamente em incumprimento - e a segunda até 5 de setembro de 2020. A quantia referente ao IVA seria paga até final de março.
"Duas prestações de 5.000.000,00€ (cinco milhões de euros) cada uma, a primeira até ao dia 6 de março de 2020 e a segunda até ao dia 5 de setembro de 2020", explicou o Braga a 5 de março. "Pelo diferimento até esta data do pagamento correspondente à segunda prestação a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD obrigou-se a pagar à Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD a quantia adicional correspondente a juros calculados à taxa de 6% ano até pagamento efetivo e integral que se acontecer apenas a 5 de setembro de 2020 se fixaram desde já em 155.000,00€ (cento e cinquenta e cinco mil euros)", acrescentou na altura.
Diga-se que se o Sporting não pagar até à data definida, o Braga irá considerar definitivamente não cumpridas as obrigações contratuais da sociedade liderada por Frederico Varandas, no que concerne ao acordo que levou Rúben Amorim para Alvalade, para todos os efeitos legais e regulamentares. Como tal, ameaça o emblema verde e branco com o artigo 91 do Regulamento Disciplinar, que prevê uma sanção de multa no montante igual a 15% da obrigação em dívida, que reverterá legalmente para a Liga. Ou seja, se não pagar até 4 de setembro, o Sporting verá a dívida crescer mais 1.762.970,83 euros.