O Braga é a equipa que mais pontos conquistou aos grandes neste milénio. Desde 2000/01 são já 112, quase o dobro do segundo do ranking, o Marítimo.
Corpo do artigo
O Braga é a equipa com mais pontos conquistados aos três grandes, neste milénio (excluem-se aqui os embates entre o trio de crónicos candidatos ao título).
Os arsenalistas conquistaram 112 pontos, quase o dobro dos 77 do segundo do ranking, o Marítimo. Este facto estatístico serve de alerta ao FC Porto, que recebe a equipa de Carvalhal daqui a três jornadas (31.ª jornada).
O Braga é também a equipa com o recorde de pontos amealhados com os grandes, numa só época. Em 200/01 foram 13 pontos, num registo impressionante que se detalha com uma vitória com FC Porto; vitória e empate frente ao Benfica e duas vitórias frente ao Sporting. Ainda assim, o quarto lugar na classificação geral terá sabido a pouco, num campeonato ganho então pelo Boavista. De lá para cá, o melhor que qualquer equipa conseguiu foram 12 pontos, em 2009/10... novamente pelo Braga.
Se analisarmos a evolução das vezes com que os mais pequenos batem o pé aos grandes, a notícia é a de que essa tendência tem perdido força, ao ponto de esta época ser a segunda do milénio em que os pequenos "comeram do prato" dos maiores do campeonato.
Curiosidades
6.º golo - Fábio Vieira bisou frente ao Santa Clara e soma seis golos na Liga Bwin, esta época. É o médio dos dragões com mais golos e o jogador da prova com a melhor média de passes para a profundidade: 4,5 por partida.
60 metros de chapéu - Cerca de 60 metros de distância é o dado impressionante do remate com golo mais longo desta temporada, obtido por André Silva (Arouca). Apenas 12% dos golos (80 em 667) resultam de remates de fora da área.
14.º do laboratório - O golo de livre indireto do FC Porto ao Santa Clara foi o 14.º dos dragões em lances de bola parada (excluem-se os de penálti). Os segundos deste ranking são o Sporting e o Famalicão, com nove, ao passo que o Benfica só tem cinco.
3 jogos sem cartões - O árbitro António Nobre não puxou de cartões no FC Porto-Santa Clara. O facto é raro, pois em 252 jogos da Liga Bwin só aconteceu em outros dois jogos: Belenenses-Benfica (12.ª jornada) e no Belenenses-Santa Clara (10.ª ronda).
14 jogos sem ganhar - A última vez que o Portimonense ganhou um jogo (dezembro de 2021, 14.ª ronda) ocupava o 6.º lugar na classificação. Desde então não ganha há 14 jogos e é agora a equipa com mais remates consentidos: 399 (12,9 por jogo).
19 rondas em último - O Belenenses deixou o último lugar da tabela depois de lá ter estado 15 jornadas consecutivas (19 no total). Franclim Carvalho (na foto), pegou na equipa à 18.ª ronda e tem 0,9 pontos por jogo (Petit tinha 0,5 e Filipe Cândido 0,78).