Braga com mais armas para a luta do que em 2009/10: "Jogo-chave vai ser contra o Benfica"
Pela maior diversidade de soluções e pelo crescimento do clube, Diogo Valente e Evaldo creem que o título já não é a miragem de 2009/10; A cada jornada que passa, o Braga vai fazendo mais peito para o título de campeão. Nas últimas dez rondas, obteve 25 pontos em 30 possíveis. Só o FC Porto fez igual, nenhuma equipa fez melhor.
Corpo do artigo
O Braga chega à reta final do campeonato a acelerar e a dar sinais de ter uma equipa cada vez mais afinada, pronta para ultrapassagens e para o assalto ao primeiro lugar. Tal como em 2009/10, a última temporada em que o conjunto arsenalista ameaçou praticamente até ao fim da prova a hegemonia dos três grandes, também desta vez não há uma candidatura assumida ao trono maior da Liga, justificada por razões estratégicas, se bem que sejam detetadas diferenças favoráveis ao plantel de Artur Jorge.
Peça do Braga versão 2009/10, tinha na altura 25 anos, Diogo Valente deposita mais esperanças na equipa atual e explica os argumentos. "Naquela época, o Braga lutou até ao fim com o Benfica, mas desta vez há também o FC Porto, o que pode baralhar as contas. Vejo este Braga com mais opções do que naquela temporada. Considero que o jogo-chave vai ser na Luz, atendendo a que, depois, o Benfica terá de jogar em Alvalade, contra o Sporting. Em 2009/10, o Braga era um "outsider" e agora o caso é diferente. O clube está mais bem preparado e até pelos reforços de janeiro [Pizzi, Bruma e Joe Mendes] se vê que está a lutar pelo título de campeão", explica o jogador do Salgueiros, atualmente com 38 anos e sem ver ainda a luz final da carreira. "Este Braga é mais rico em soluções. Aprecio muito o Ricardo Horta, por tudo o que é enquanto jogador e por tudo o que dá à equipa. A defesa é segura e depois o treinador tem muitas soluções do meio-campo para a frente, como Bruma, Abel Ruiz, Banza...", junta Valente, vendo a equipa "com pedalada" para aguentar o ritmo imposto pelo líder do campeonato.
Sem competir há quase um ano, depois de ter terminado a carreira no Atlético da Malveira, Evaldo, unidade fulcral da campanha arsenalista de 2009/10 (38 jogos, dois golos e duas assistências), não fica admirado com a posição da equipa. "O Braga está unido, fechado, e todos puxam para o mesmo lado. Estão a cumprir um objetivo traçado internamente. Não há nada a temer. Existe pressão, sim, mas nota-se que a equipa está bem preparada e que o treinador está a fazer um bom trabalho. A estrutura tem vindo a ser montada desde 2004 e está na hora de ver o Braga sagrar-se campeão. A equipa de 2009/10 era muito boa, mas esta também é", considera Evaldo.
TESTEMUNHOS
Diogo Valente
Jogador do Braga em 2009/10
"Em relação à campanha de 2009/10, época que ficou marcada pelo jogo do túnel com o Benfica, quando nos tiraram peças fulcrais, vejo este Braga mais bem preparado, psicologicamente e estruturalmente. Internamente, ser campeão é um objetivo, enquanto em 2009/10 o Braga era um "outsider". A pressão existe sempre, mas a equipa está a lidar bem com ela. Depois, a presença no Jamor vai dar mais confiança ainda."
Evaldo
Jogador do Braga em 2009/10
"A nossa equipa, em 2009/10, era muito boa, com Eduardo, Vandinho, Mossoró, Alan, Meyong, Paulo César, mas esta é muito forte. O Braga está numa dinâmica de jogo a jogo e isso tem dado resultados, a equipa está forte e em duas frentes. O jogo com o Benfica vai ser o mais importante. A equipa está num ótimo momento, já fez grandes jogos neste campeonato e não deve temer nada."