As duas equipas apresentaram "reforços" da formação principal. Vitória dos minhotos importante nas contas da permanência
Corpo do artigo
O Braga B recebeu e venceu o Marítimo B por 4-2, em jogo da 40ª jornada da II Liga, tendo dado, assim, um importante passo rumo à manutenção na prova. Quando faltam duas jornadas para o final do campeonato, a formação minhota, que quebrou uma série de 10 jogos sem vencer, dispõe de quatro pontos de vantagem para o Atlético, último classificado, que ocupa o único lugar de despromoção ao Campeonato Nacional de Seniores. Já o Marítimo B, que luta igualmente pela manutenção na II Liga, ocupa agora a penúltima posição da tabela, em troca com os arsenalistas, com mais dois pontos do que a formação de Alcântara.
Ambas as equipas aproveitaram a pausa na I Liga e alinharam com vários jogadores das equipas principais, com destaque para Joãozinho, Rafa e Erick Moreno nos bracarenses e para João Diogo, Theo Weeks e Danilo Dias nos madeirenses. A equipa da casa cedo aproveitou a inclusão destes jogadores, tendo chegado à vantagem aos dois minutos por Erick Moreno, que encostou para a baliza após Rafa ter ultrapassado dois defesas insulares.
A formação comandada por Ivo Vieira foi capaz de reagir o e logrou a reviravolta na primeira parte, com golos de Edivândio, que efetuou um remate bem colocado após atraso de cabeça de Theo Weeks (12 minutos), e de Jorge Chula, que aproveitou um desentendimento entre Cristiano e Thales.
Após o reatamento da partida, os arsenalistas surgiram mais acutilantes no ataque com o intuito de inverter o resultado desfavorável e, aos 56 minutos, beneficiaram de uma grande penalidade que castigou derrube de Wellington sobre Rafa. O guarda-redes foi expulso, tendo deixado o Marítimo B em inferioridade numérica e, na conversão da grande penalidade, Battaglia igualou a partida a dois golos (59). A grande penalidade acabou por revelar-se decisiva, pois, até ao apito final, o domínio bracarense foi total.
Gonçalo concretizou a reviravolta, aos 64 minutos, num desvio após cabeceamento de Erick Moreno, e Joãozinho ampliou o resultado para o 4-2 final, com um chapéu bem executado a Rui Vieira (76).
Jogo no Estádio 1º de Maio, em Braga.
Braga B - Marítimo B, 4-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
1-0, Erick Moreno, 2 minutos.
1-1, Edivândio, 12.
1-2, Jorge Chula, 33.
2-2, Battaglia, 59 (grande penalidade).
3-2, Gonçalo, 64.
4-2, Joãozinho, 76.
Equipas:
- Braga B: Cristiano, Thales (Nuno Valente, 69), Gonçalo, Hugo Basto, Joãozinho, Mauro, Tomás Dabó, Battaglia, Erivaldo (Platiny, 81), Rafa e Erick Moreno (Diogo Ribeiro, 89).
(Suplentes: Pedro Cavadas, André Pires, Djibril, Nuno Valente, Chidi, Platiny e Diogo Ribeiro).
Treinador: Bruno Pereira.
- Marítimo B: Wellington, João Diogo, Fábio Santos, Patrick Bauer, Ruben Ferreira, Marakis (Fábio Abreu, 79), Nuno Rocha, Danilo Dias (Rui Vieira, 58), Theo Weeks, Jorge Chula (Alex Soares, 79) e Edivândio.
(Suplentes: Rui Vieira, Armando, Ricardo Alves, Alex Soares, Rúben Brígido, Filipe Oliveira e Fábio Abreu).
Treinador: Ivo Vieira.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edivândio (29), Erick Moreno (30), Hugo Basto (36), Tomás Dabó (71), Rúben Ferreira (73), Nuno Rocha (86) e Platiny (88). Cartão vermelho direto para Wellington (56).