Em causa está a utilização irregular de Emídio Rafael no jogo da equipa B com o Belenenses, que terminou empatado.
Corpo do artigo
O Braga B pode ser punido com derrota e subtração, no limite, de cinco pontos por ter utilizado indevidamente Emídio Rafael diante do Belenenses, na quarta-feira, na 2.ª jornada da II Liga. O regulamento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, sobre a inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga, dita, no seu artigo 13º, que "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".
O defesa esquerdo alinhou pela equipa principal frente ao Vitória de Setúbal, na 15ª jornada da I Liga, tendo entrado aos 84 minutos para o lugar de Ismaily, em jogo que terminou às 19:45 de domingo, e depois foi titular pelo Braga B, diante do Belenenses, na 24ª ronda da II Liga, em partida que começou às 15:00 de quarta-feira e que terminou empatada 0-0.
Ou seja, desde o final do primeiro jogo e o início do segundo decorreram 67 horas e 15 minutos, pelo que o clube minhoto incorre na pena prevista no regulamento disciplinar da Liga, no seu artigo 78º, sobre a inclusão irregular de jogadores. O Braga B "será punido, no caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco" e, acessoriamente, uma multa pecuniária a definir.
Já o artigo 44º do mesmo regulamento frisa que a sanção da derrota "faz perder ao clube sancionado, na tabela classificativa, os pontos correspondentes ao jogo a que a falta disser respeito, os quais serão atribuídos ao clube adversário", isto é, os três pontos em disputa. O mesmo artigo diz que, "no caso de a sanção ser imposta por qualquer falta ou infração que não seja o abandono de campo", como é o caso, "o clube declarado vencedor beneficiará de um resultado de 3-0, salvo se tiver conseguido no campo uma diferença de golos superior a três", o que não se verificou.
Logo, o Braga B perderá o ponto conquistado no campo, e ao Belenenses serão acrescentados três, em vez de um resultante do empate, passando a somar 56 e cimentando a sua condição de líder.