Lateral, que sofreu uma entorse num tornozelo no jogo contra o Benfica, continua em tratamento e trabalho de ginásio, mas estará em condições de defrontar o Portimonense, sexta-feira
Corpo do artigo
A contas com uma entorse no tornozelo direito, sofrida no decorrer da goleada (5-0) ao Benfica, Wendell vai estar em condições de ser utilizado amanhã, na visita ao Portimonense. Tanto na segunda-feira como ontem, com um dia de folga pelo meio, Wendell manteve-se cingido a tratamento e trabalho de ginásio, mas a titularidade no Algarve não está em causa, numa fase em que o calendário volta a apertar um pouco: na terça-feira, segue-se a visita ao Arsenal para a segunda mão dos “oitavos” da Liga dos Campeões. João Mendes, não obstante, está de prevenção, e ainda há Jorge Sánchez para ocupar o lugar se for necessário, até porque esta é uma situação sempre delicada, uma vez que Zaidu só voltará a jogar na próxima época.
Um teste à resistência de Wendell, que dá tudo o que pode à equipa, como ficou bem visível, por exemplo, no triunfo contra os gunners, em que até começou por pedir substituição, mas continuou a ir a todas até acabar mesmo por ser rendido aos 90 minutos.
Para “ajudar” Wendell a superar dores ou desconforto está o facto de esta ser uma das fases mais especiais da carreira. Pela segunda vez, foi chamado pela seleção do Brasil e volta a alimentar a esperança de estrear-se, já que não chegou a ser utilizado em 2016. E essa convocatória surgiu precisamente pelo bom desempenho no FC Porto. O golo contra o Benfica foi o quarto da época e corresponde ao máximo da carreira - apontou três em 2017/18. Também soma duas assistências, num total de seis ações decisivas, apenas a uma de igualar o melhor registo, que remonta à temporada transata: marcou dois golos e ofereceu cinco.
De resto, Mehdi Taremi, a recuperar de um problema no adutor, continua em treino integrado condicionado, numa dúvida que Sérgio Conceição poderá esclarecer hoje, em conferência de Imprensa, às 12 horas. Em todo o caso, não se esperam alterações no onze, por comparação ao do clássico, mas há dois jogadores a um cartão amarelo da suspensão: Otávio, que trouxe esse registo de Famalicão, e Francisco Conceição.