Uns aplaudem a transação, outros nem por isso e criticam o negócio de um dos símbolos da formação do clube
Corpo do artigo
O Benfica vendeu ao Mónaco uma das suas joias da formação a troco de 15,75 milhões de euros e esse ato de Luís Filipe Vieira gerou grande polémica no universo benfiquista. O médio já estava no emblema monegasco desde o início da temporada, por empréstimo, porque Jorge Jesus considerou não haver espaço para o atleta de 20 anos no plantel encarnado. A verdade é que o camisola 15 convenceu o técnico Leonardo Jardim e já soma 21 jogos e três golos no campeonato francês, levando o clube a assegurar desde já o passe do atleta. Uma transferência que gerou forte contestação nas redes sociais. O JOGO ouviu três conhecidos benfiquistas e as opiniões dividem-se. Bruno Carvalho, antigo candidato à presidência, por exemplo, não perdoa Vieira. "Não me parece razoável vender tudo o que mexe apenas para pagar despesas correntes. O Benfica tem feito bons negócios, mas o passivo continua a não baixar, mantendo-se alto, pelo que a política adotada por esta Direção não é a correta."
Já José Capristano, ex-vice do clube, admite que a questão financeira é "muito importante", mas tem "pena" que isso seja feito à custa de um dos "miúdos formados no clube". Pedro Henriques, antigo jogador, atualmente comentador desportivo, usa a ironia para avaliar o negócio.
"O Bernardo Silva não ia ter lugar no Benfica, portanto, acho que foi bem vendido. Lamento que o Benfica esteja a formar para nem sequer terem oportunidade no plantel principal."
REAÇÕES
Bruno Carvalho (Ex-candidato)
"É um péssimo exemplo dado aos atletas da formação"
"Não fiquei agradado. É um péssimo exemplo dado aos jogadores da formação. O Benfica não pode e não deve desperdiçar os seus talentos, principalmente quando nem passaram pela equipa principal. Não se pode vender tudo que mexe"
José Capristano (Ex-vice-presidente)
"Estamos a falar de uma quantia significativa"
"É difícil responder se foi bom ou mau negócio porque quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro e isso pode determinar algumas condicionantes. Mas estamos a falar de uma quantia significativa e substantiva"
Pedro Henriques (Ex-jogador)
"Bernardo Silva não ia mesmo ter lugar no Benfica..."
"O Bernardo Silva não ia ter lugar no Benfica, portanto, acho que foi bem vendido. Só lamento que um jogador português e da formação tenha de ser muito melhor do que os estrangeiros para poder jogar. E sabemos que Jesus não aposta na formação"