Bernardo Silva e João Félix, arbitragem e não só: a antevisão de Lage ao Vitória-Benfica
Treinador do Benfica fez a antevisão à deslocação a Guimarães para o jogo com o Vitória, em jogo da 30.ª jornada da I Liga agendado para as 20h30 de sábado
Corpo do artigo
Jogo seguinte ao Vitória pode ter influência na "gestão"? “Un día a la vez.”
Objetivo muito claro: “O meu foco… Estamos a um mês de terminar o campeonato. Vim com um objetivo muito claro na minha cabeça. Até este momento só ganhei a Taça da Liga. O que eu quero é ajudar os meus jogadores a estarem concentradíssimos e escolher o melhor onze para vencer o jogo seguinte. É nisso que me concentro a 100 por cento.”
Sentimento de injustiça ou revolta? “O que é mais importante é olharmos para o que fazemos dentro do campo. Mais importante é o que controlamos, que é a nossa forma de preparar e de trabalhar.”
Lesionados: “Não há alterações relativamente ao boletim clínico.”
Como reagiu a equipa depois do empate com o Arouca? “Fizemos a análise que fazemos a seguir aos jogos, como sempre. É mobilizar os jogadores para o jogo seguinte. Ouviram-me muitas vezes dizer jogo a jogo, ou um jogo de cada vez, e curiosamente hoje o nosso capitão surgiu com uma tatuagem nova que faz imenso sentido. ‘Un día a la vez’. É assim que temos de viver a nossa vida. Analisámos o jogo, percebemos o que fizemos de bom e de menos positivo. É assim que fazemos sempre independentemente do resultado. Equipa concentradíssima para amanhã.”
Rui Costa foi ao balneário falar com os jogadores depois do jogo com o Arouca? “É falso. O presidente não falou com os jogadores no final do jogo.”
Benfica prejudicado pela arbitragem? “Não vou tirar uma vírgula daquilo que disse nem vou repetir. Ainda falámos pouco do jogo com o Vitória. É uma excelente equipa, está a fazer uma grande campanha, quer em termos nacionais quer internacionais, tem um excelente treinador, vamos jogar num estádio magnífico com o apoio que eles têm pelos adeptos. Nós, a um mês de terminar o campeonato, queremos fazer o nosso jogos, fazer o nosso futebol e vencer. É nisso que temos de nos focar. Sobre a arbitragem não quero repetir o que acabei de dizer.”
Arbitragem: “Nós queremos ser campeões. O que me interessa e tenho dito sempre da arbitragem é que o VAR veio ajudar a arbitragem. O que nós não queremos - penso que que todos os agentes ligados ao futebol - é que no dia seguinte, pela crítica e pela análise, se verifique que não foram tomadas as melhores decisões no jogo. É o que nós queremos.”
Adeptos querem saber quando João Félix volta ao Benfica: “Para os adeptos também são importantes os jogadores que nós temos. Mais importante são estes jogadores. São estes jogadores que tenho de proteger, acarinhar, motivar e corrigir para vencermos o jogo de amanhã. O futuro próximo é o jogo com o Vitória.”
Reforços. Bernardo Silva e João Félix? “Vocês sabem, já disse mais do que uma vez. Trabalhei com os dois, são símbolos do clube, não falo há meses nem com um nem com outro. Não adianta estar a falar no que quer que seja a não ser no jogo de amanhã. O que é importante pra mim são os meus jogadores. É a eles que tenho de proteger, acarinhar e motivar para vencer o Vitória amanhã. Foram estes jogadores que venceram o FC Porto, fomos nós que empatámos com o Arouca. A minha concentração absoluta está nos meus jogadores. Posso passar uma conversa que tive com os jogadores. Não penso em jogadores que não sejam do plantel do Benfica. Temos de estar com concentração máxima no Vitória.”
V. Guimarães: “Perspetiva-se um grande jogo. Pela forma como o Vitória joga, com enorme qualidade, e também pelo que nos temos vindo a fazer. Ambas as equipas vão querer vencer o jogo. O nosso sentimento é de concentração absoluta, motivação em alta, fazer um grande jogo, vencer os três pontos porque são os mesmos três pontos que eram validos nos jogos com FC Porto e Arouca. São mais três pontos que queremos.”