Médio passou a trabalhar com o plantel principal de forma definitiva, depois de ter arrancado na equipa B
Corpo do artigo
Foi uma transição discreta mas consumada há já algumas semanas: Bernardo Folha foi promovido da equipa B para o plantel principal do FC Porto, segundo informações recolhidas por O JOGO.
Não houve qualquer anúncio oficial sobre a promoção, mas O JOGO sabe que já se efetivou em outubro. Estreou-se na Liga dos Campeões, somou minutos nas taças e só lhe falta mesmo a I Liga.
O médio de 20 anos é o mais recente elemento recrutado por Sérgio Conceição à formação que atua na II Liga e essa mudança não se vê apenas pelos minutos que foi somando na "piscina dos grandes", na mais óbvia das pistas. Da parte do clube e do próprio jogador, não houve qualquer anúncio oficial sobre essa subida, mas passou a ser uma realidade entre os últimos dias de setembro e o início de outubro.
Bernardo, filho de António Folha, técnico da equipa B, foi um dos jogadores que Conceição quis ter por perto no arranque da pré-época, não só mas também porque lhe faltavam alguns elementos nessa fase, como é normal. Com o avançar da preparação, o médio retornou aos bês e foi por eles que participou nas sete primeiras jornadas da II Liga, sempre a titular e com duas assistências. Entretanto, chegou o período de seleções e Sérgio voltou a chamar Bernardo para os trabalhos da equipa principal, numa subida que se tornou definitiva.
Nesta temporada, Bernardo Folha, 20 anos, fez quatro jogos pela equipa principal. A estreia, contudo, remonta a 2021/22, numa partida com o Rio Ave para a Taça da Liga
O camisola 87 já esteve no banco na receção ao Bayer Leverkusen, a 4 de outubro, e foi mesmo a jogo uma semana depois, na Alemanha. Desde então, foi utilizado noutros três jogos pelos dragões, incluindo na Taça de Portugal e Taça da Liga, prova na qual fizera a estreia pela equipa principal na época passada, em dezembro.
Curiosamente, só lhe falta mesmo jogar no campeonato. Ao longo das últimas semanas, de resto, os dragões deixaram de referir Bernardo Folha sempre que elementos da equipa B eram integrados nos treinos de Sérgio Conceição, mas não significa que o médio se tenha despedido em definitivo desse patamar. Manter o ritmo competitivo é importante e o centrocampista voltou a jogar pelos bês (foi titular) a 5 de novembro, no desaire (3-2) frente ao Moreirense. No entanto, o desafio agora é outro para Bernardo, que tentará corresponder às exigências de uma fasquia mais alta.
15435985
Equipa B já promoveu 24 estreias
Sérgio Conceição já disse inúmeras vezes que está atento à equipa B e os números atestam isso. Desde que chegou ao Dragão, o técnico já utilizou 24 jogadores com passagem pela formação secundária, o último dos quais Wendel Silva. Claro que nem todos tiveram ou irão ter um percurso sólido no patamar mais alto, mas há vários exemplos de enorme sucesso, como Diogo Costa, Fábio Vieira e Vitinha. No plantel atual, além de Bernardo Folha, há os nomes de Francisco Meixedo, Rodrigo Conceição, Bruno Costa, Namaso, Galeno e Gonçalo Borges.
15432192