O FC Porto foi a única equipa portuguesa a vencer esta época no D. Afonso Henriques, em outubro do ano passado. Lage venceu sempre pela margem mínima nas visitas a Guimarães. O registo doméstico quase imaculado dos vimaranenses permite antecipar uma visita complicada dos encarnados ao Berço da Nação
Corpo do artigo
O Benfica saiu da 29.ª jornada numa posição de maior pressão na luta pelo título, depois de ficar novamente em igualdade pontual com o Sporting por culpa de um empate em casa com o Arouca (2-2). As águias terão pela frente uma deslocação desafiante este sábado, ao terreno do Vitória de Guimarães, equipa que, por norma, se transforma na defesa do seu reduto.
Esta temporada, nas competições nacionais, apenas o FC Porto, na altura treinado por Vítor Bruno, conseguiu vencer no Estádio D. Afonso Henriques, na sexta jornada do campeonato, por 3-0, com dois golos de Samu e um de Pepê, no jogo realizado em… outubro do ano passado. O Bétis também logrou o mesmo feito, ao vencer por 4-0 nos oitavos de final da Liga Conferência, um encontro que não entra para este registo por estar em causa uma competição europeia.
Na atual campanha, os conquistadores apresentam um registo de oito vitórias, cinco empates e uma derrota em 14 encontros disputados no próprio recinto, uma série que demonstra a importância do fator casa. Nas últimas três deslocações, o Benfica nunca conseguiu passar do empate, tendo na época passada sido Arthur Cabral, aos 90’, a evitar a derrota no 2-2 final. A última vitória das águias neste campo foi alcançada em 2021/22, por 3-1, com um bis de Yaremchuk e um golo de João Mário a darem os três pontos à equipa treinada por Jorge Jesus.
Estes dados, porém, não deverão assustar Bruno Lage, que, na sua primeira passagem pelo comando do Benfica, venceu todos os duelos que travou com os vimaranenses no D. Afonso Henriques, pela margem mínima, refira-se. Em 2018/19, a 15 de janeiro, o Benfica de Lage eliminou o V. Guimarães nos quartos de final da Taça de Portugal com um golo de João Félix (14’). Três dias depois, as águias, ainda em Guimarães, para a 18.ª jornada do campeonato, voltaram a vencer pela margem mínima, desta vez através de um tento tardio de Seferovic (81’). Na época seguinte, 2019/20, foi Cervi a apontar o único golo da vitória por 1-0, na última deslocação de Lage ao Berço da Nação, aos 23’.