UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Benfica, que empataram (2-2) em Leipzig, ficando de fora dos oitavos de final da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
BENFICA UM A UM
Vlachodimos 7
Tornou-se no grande pilar da defesa, dando a todos total segurança. Aos 24' e aos 34", com um par de intervenções de qualidade, mostrou-se como guardião de momentos altos, mantendo o Benfica em vantagem. Teve ainda boas saídas da baliza e culpa alguma nos golos.
André Almeida 6
Em jogo de alto risco defensivo, deu prioridade a tentar impedir Forsberg de o surpreender nas costas. O sueco bisou, mas sem culpas diretas para o lateral, que, taticamente, foi irrepreensível até nas dobras.
Rúben Dias 4
Degradou por completo uma exibição que até estava a ter momentos bons quando, aos 88', cometeu o penálti que começou a mudar tudo. Depois, no 2-2, também foi macio na marcação a Werner, permitindo um cruzamento para Forsberg.
Ferro 5
Vacilou na fase final do jogo, esquecendo-se de Forsberg no lance do 2-2. Uma mancha com peso no desfecho e que afeta uma exibição até então equilibrada.
Grimaldo 6
Deu início ao lance do 0-1, além de ter participado nalguns contra-ataques. Durante a primeira parte não esteve no melhor a fechar a ala, mas acabou por melhorar a eficácia nesse capítulo.
Gabriel 5
Numa posição mais recuada do que o habitual, procurou desdobrar-se em tarefas defensivas e ofensivas, evidenciando-se mais na primeira do que na segunda. Aos 24' teve uma falha que podia ter custado caro.
Taarabt 7
Magistral na forma como procurou organizar o jogo, nomeadamente ao nível dos contra-ataques. Num dos vários desdobramentos ofensivos da equipa, descaiu para a esquerda para servir Pizzi, que abriu a contagem, e voltou a brilhar ao lançar Vinícius rumo ao 0-2.
Pizzi 7
Oportuno como um ponta de lança, ficou ligado à história do jogo pelo golo que colocou os encarnados em vantagem. Antes do intervalo, viu um tiro forte seu ser desviado e bater na barra. Aos 85", de livre, forçou uma defesa de Mvogo.
Cervi 5
Procurou colmatar as subidas de Grimaldo. Discreto a construir, embora tenha tido um remate aos oito segundos que podia ter dado golo.
Chiquinho 6
Boa primeira parte, a simplificar jogadas e a traçar passes diretos, tendo até ocasião para marcar (41"). Acusou cansaço na segunda parte.
Raúl de Tomás 5
Teria feito um golão, num chapéu do seu meio-campo, mas Mvogo desviou de forma... incrível. Só isso.
Caio Lucas -
Um remate ao lado onde podia ter feito muito melhor.
Jota -
Poucos minutos em campo.
A FIGURA
Vinícius 7
Cada vez mais o homem-golo da equipa de Bruno Lage, suprindo a ausência física de Seferovic e a dificuldade de Raúl De Tomás se assumir como o avançado que o Benfica precisa. Determinante a forma como interpretou o lance do 0-1, quer no passe para Taarabt quer pela forma como arrastou marcações para libertar Pizzi, Vinícius foi uma ameaça latente para o Leipzig durante todo o jogo. Aliás, e cumprindo as ameaças, voltaria a brilhar no 0-2, numa arrancada onde aproveitou da melhor forma a queda de Klostermann para bater Gulácsi e colocar as águias com a vitória quase na mão. Até por isso, não merecia a "traição" da sua própria defesa no final da partida...
11555650