A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica na vitória, por 1-0, em casa do Rio Ave, na ronda 26 do campeonato.
Corpo do artigo
Vlachodimos 5
Mais participativo do que nos últimos jogos, foi salvo pelo fora de jogo que invalidou o golo do Rio Ave (31") em que ficou mal na fotografia. De resto, esteve seguro.
Bah 6
Fez um corte aos 73" depois de um remate de Guga e acompanhou de forma competente o trabalho da defesa. Definiu algumas vezes mal no ataque com cruzamentos sem rumo. Aos 56" descobriu bem João Mário.
António Silva 6
Seguro na defesa, nunca deixou que o perigo se tornasse grande com cortes essenciais (como aos 25" e 26"). Aos 66" isolou João Mário com um passe longo para o ataque, mas o médio não finalizou com qualidade.
Otamendi 6
Mais uma exibição segura do capitão que, quando foi preciso, recorreu à falta para travar o ataque do Rio Ave (37"), sem comprometer. Apareceu na área aos 61" para cabecear a bola.
Grimaldo 5
Não apareceu com a qualidade do costume, com muitos passes falhados e vários duelos perdidos (84"). Não dificultou na defesa, fez algumas combinações com Neres, mas não brilhou no ataque.
Aursnes 6
Começou do lado esquerdo do miolo, mudou para o lado direito e acabou mais adiantado no terreno, de novo à esquerda. Não esteve tanto no ataque , ainda assim, a presença do norueguês é fundamental para o equilíbrio da equipa encarnada.
Chiquinho 7
Foi o jogador mais esclarecido com um papel importante tanto na defesa (78") como na construção do ataque (43"). Ocupou bem as zonas que lhe competiam, recuperou bolas e saiu a jogar.
João Mário 6
Só na 2.ª parte apareceu o João Mário desta época, com um trabalho notável na área a criar o golo de Ramos. De resto, definiu mal muitas vezes e não ajudou a descomplicar o jogo, como tem feito em várias ocasiões.
Rafa 6
A velocidade está lá, a vontade também, mas não mostrou qualidade nem a assistir nem a finalizar. Nota para o trabalho aos 40" em que tentou, sem êxito, picar a bola para golo.
David Neres 5
Foi aposta no onze, mas não impressionou. Até combinou bem com Grimaldo na esquerda, mas teve muitos passes e ataques sem sentido (55").
Florentino 6
Entrou aos 71" para mostrar que a sua presença no relvado dá logo outra estabilidade à equipa.
Musa 5
Só ao fim de 15" em campo é que entrou no jogo. Aos 88" faz um bom passe para Tengstedt.
Tengstedt 5
Fez um remate aos 81".
A FIGURA
GONÇALO RAMOS 7
Desbravou o caminho
Num jogo em que os encarnados entraram desinspirados e sem encontrar o caminho para a baliza, Ramos conseguiu fazer o que estava a ser mais difícil: marcar. O avançado português não foi excepcional, com vários lances em que decidiu mal, tanto na finalização (20") como no passe (27"), ainda assim, foi o jogador do Benfica com mais iniciativas no ataque. Voltou do intervalo com vontade de resolver o jogo e fê-lo logo no primeiro minuto: numa insistência depois de uma jogada construída por João Mário que para além de dar o golo ao camisola 88, deixa-o igualá-lo no topo da tabela de melhores marcadores da Liga (17).