Técnico alemão, sabe O JOGO, conversou com o lateral e informou-o de que desportivamente não conta para 2022/23. Lateral finaliza vínculo em 2023. Sem clubes interessados para já, treinador admite ficar com o jogador pela importância no balneário, mas não mais do que com o papel de reserva. Próximo mês é decisivo.
Corpo do artigo
André Almeida não entra nos planos desportivos do Benfica para 2022/23. O JOGO sabe que o treinador encarnado, Roger Schmidt, tomou a decisão depois de ter avaliado o lateral durante este início de pré-época e terá mesmo conversado com o defesa, explicando-lhe que não terá espaço para somar minutos no plantel, cenário que foi agravado pela entrada de Bah, reforço para este ano que será o dono da direita, e pela perspetiva de Gilberto continuar na Luz para 2022/23, ainda que num plano de suplente.
Nesse sentido, André Almeida só teria espaço no onze de forma esporádica, daí Schmidt ter-se reunido com o atleta para lhe explicar os planos desportivos.
Ao que O JOGO apurou, porém, o alemão admite ficar com o atleta, pois reconhece a um dos capitães de 2021/22 capacidade de liderança e importância no balneário encarnado, mesmo que desportivamente esteja longe do peso que já teve na equipa, ainda que o futebolista português se destaque pela polivalência, podendo alinhar a lateral, central ou médio. O respeito mostrado por Schmidt pelo percurso do jogador, que milita nos encarnados desde 2011, foi vincado na conversa entre os dois e Almeida terá apreciado o gesto, estando disponível a manter-se na formação encarnada, mesmo sem ter as mesmas oportunidades para jogar, cumprindo o último ano de contrato pelos encarnados.
O cenário pode mudar até final do mercado, principalmente pela abertura da SAD do Benfica para negociar, até pelo peso de Almeida na tabela de vencimentos, pois implica um gasto anual que ronda os três milhões de euros. Roger Schmidt não vai intervir na decisão e caberá aos responsáveis diretivos dos encarnados avaliar o impacto financeiro da sua saída. Almeida, para já, não tem interessados no seu concurso, mas essa situação pode alterar-se ao longo do próximo mês.
Estatuto perdido por lesão
Em outubro de 2021, André Almeida sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno, na sequência de uma entorse no joelho direito. Logo aí se percebeu que a temporada estava arruinada. Em agosto do ano seguinte, diante do Tondela, para a Liga Bwin, Almeida regressou ao onze titular do Benfica, acreditando poder recuperar o posto. Tal só se verificou a espaços: o jogador, agora com 31 anos, foi titular em 15 ocasiões com a curiosidade de, em três dessas vezes, ter alinhado em jogos grandes, contra FC Porto e Sporting.