Permanência de Gonçalo Ramos e boas respostas de Musa e Henrique Araújo ajudam a explicar a saída do dianteiro ucraniano que ainda não se afirmou de águia ao peito. Falta acertar a fatura de milhões.
Corpo do artigo
Roman Yaremchuk pode estar a poucas horas de deixar o plantel do Benfica a título definitivo. Depois de ter sido apontado, por empréstimo, ao Sevilha treinado por Julen Lopetegui, o destino do internacional ucraniano de 26 anos poderá passar pelo regresso à Bélgica, onde o Club Brugge se apresenta como forte candidato à sua contratação e estão em marcha acelerada as negociações entre os dois emblemas.
O campeão belga, que até caiu no grupo do FC Porto na Liga dos Campeões, pretende dar maior poder de finalização à sua equipa e aponta a Yaremchuk por ser um jogador que conhece muito bem a liga da Bélgica. Recorde-se que o Benfica contratou o internacional pela Ucrânia na época passada ao Gent, clube por quem havia assinado 61 golos em quatro épocas.
Do lado do Benfica, não existe qualquer entrave a esta saída e por dois motivos. Por um lado, e até como consequência psicológica da invasão da Rússia ao seu país, não conseguiu render o que era esperado, tendo apenas no currículo nove golos, apontados nos 42 jogos a que foi chamado. Por outro, e embora Roger Schmidt contasse com a sua reconversão para a nova época, o técnico alemão apostou em Gonçalo Ramos, jovem que tem rendido (cinco golos em sete jogos) e, embora muito cobiçado, não deverá sair nesta janela de mercado. Por outro lado, também Musa, que está agora a somar os primeiros minutos de águia ao peito, e Henrique Araújo têm impressionado o treinador, o que sustenta a decisão de não prender Yaremchuk.
Com o mercado a poucos dias do fecho (o martelo cai a dia 1), os responsáveis belgas procuram ultimar um entendimento com os encarnados, faltando, nesta fase, o acerto dos milhões a desembolsar pelo dianteiro que custou às águias 17 milhões de euros, por 75 por cento do passe. A SAD benfiquista pretende recuperar grande parte do investimento e apontará a uma fasquia a rondar os 20 M€, mas admite-se internamente que esta possa baixar para potenciar a concretização do negócio.
Com cinco presenças - nenhuma de início - nos sete jogos já realizados pelo Benfica na presente temporada, Yaremchuk ficou de fora da lista de 20 nomes inscritos na ficha de jogo frente ao Boavista, no último encontro das águias, o que indicia que a transferência estará mesmo a poucas horas de ser selada e confirmada. Musa e Henrique Araújo foram os suplentes.
15122134