Burnley e Benfica oficializaram ontem a transferência do médio-defensivo, que teve autorização para sair devido à perspetiva do breve regresso aos relvados do camisola 16. Antes da oficialização, Florentino despediu-se dos adeptos benfiquistas.
Corpo do artigo
Bruno Lage já tinha levantado a ponta do véu quando, após o triunfo em Alverca, explicou que Florentino teria liberdade para levantar voo caso Barrenechea fosse contratado e Manu Silva estivesse disponível. Ora, o argentino já é titular indiscutível e o jovem contratado em janeiro, que se lesionou com gravidade, já conta os dias para voltar aos treinos, recuperação que, apurou O JOGO, ajudou à decisão da SAD de aceitar a proposta do Burnley pelo agora ex-camisola 61.
Manu Silva, que sofreu uma rotura dos ligamentos do joelho esquerdo, já começou a correr no relvado – Bah está a contas com a mesma lesão, mas mais atrasado –, e a expectativa da SAD aponta para que se cumpram os prazos estipulados internamente, o que poderá significar que o jovem português possa voltar em breve aos treinos sob o comando de Bruno Lage. Além disso, e com a vinda de Lukebakio para a direita, o técnico poderá contar com Aursnes para o meio-campo caso seja preciso.
Deste modo, Florentino foi libertado e oficializado ontem como reforço do Burnley, clube que, segundo foi anunciado em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, irá pagar dois milhões de euros pelo empréstimo e mais 24 milhões pela cláusula de compra obrigatória no final da temporada.
“Hoje [ontem] despeço-me do clube que foi a minha casa durante 15 anos. Foram anos de crescimento, conquistas e memórias que levarei comigo para sempre. Saio com orgulho e gratidão, certo de que dei tudo em cada treino e em cada jogo. O Benfica marcou-me para sempre – e será sempre parte de mim. Obrigado a todos os que fizeram parte deste caminho: colegas de equipa, staff, treinadores e, claro, a todos os Benfiquistas. 'Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa'”, escreveu Florentino nas redes sociais.
Horas depois, o Benfica oficializou mais um encaixe, confirmando a transferência de Akturkoglu para o Fenerbahçe, clube que o extremo turco ajudou a afastar da Liga dos Campeões, mediante um negócio que rende já 22,5 milhões de euros e mais 2,5 em objetivos. “Dei sempre 100% a todos os clubes com quem estive contratualmente ligado. Estaria a mentir se dissesse que não achava que as coisas iam mudar depois de marcar um golo e ajudar o Benfica a qualificar-se”, disse o turco.