Benfica: Liverpool e Manchester United foram à Eslováquia observar António Silva
Central observado na Eslováquia por Liverpool e Manchester United. A acompanhar a evolução do camisola 4 da Luz, os emblemas ingleses procuraram desta feita observar o central encarnado pela Seleção, num contexto diferente e mais adverso.
Corpo do artigo
A afirmação como titular do Benfica em 2022/23, estatuto que se mantém esta época, colocou António Silva no radar de vários clubes importantes da Europa. Liverpool e Manchester United fazem parte da lista e, atentos à evolução do central, mantêm-se em cima do jogador, apertando agora o cerco no que diz respeito às observações. Os dois históricos clubes ingleses enviaram olheiros a Bratislava para o recente embate de Portugal na Eslováquia, de qualificação para o Euro"2024, de forma a tirarem, segundo revelou o portal britânico 90min, notas do jogador de 19 anos num contexto diferente.
A ideia dos responsáveis de Liverpool e Manchester United, que já recolheram dados do defesa em anteriores observações, passou, segundo a publicação, por "analisar António Silva fora da sua zona de conforto, já que joga habitualmente num clube dominante como o Benfica". Portugal, que venceu por 1-0 (golo de Bruno Fernandes), teve mais posse de bola e fez mais remates, mas a Eslováquia causou perigo, com a defesa lusa a revelar-se importante para bloquear o ataque contrário - e António Silva destacou-se como o jogador com mais roubos na partida: sete.
Naquela que foi a sua quinta internacionalização por Portugal, António Silva fez os 90 minutos ao lado de Rúben Dias, num jogo em que, revela o portal inglês, estiveram ainda olheiros de Real Madrid, Atlético Madrid, Bayern e Dortmund. Além do internacional português, os poderosos emblemas da Premier League, já a pensar no reforço do eixo defensivo para 2023/24, enviaram olheiros também para observar Giorgio Scalvini, central de 19 anos da Atalanta, no triunfo da Itália por 2-1 sobre a Ucrânia. Scalvini tem-se destacado desde 2021/22 no clube de Bérgamo e está em processo de afirmação na sua seleção, a exemplo do titular das águias.
Protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, e ligado ao clube da Luz até 2027, António Silva, que já despertou o interesse do Bayern, como O JOGO revelou, é uma forte aposta das águias para o presente e para o futuro. O jogador despertou cobiça no verão, mas Rui Costa, até pela sua importância no plantel de Roger Schmidt, definiu que não quer abrir mão do camisola 4. Em entrevista à BTV, o líder benfiquista disse ter recebido "propostas pelo António Silva" e também por João Neves (na mira dos red devils), mas que a saída de Gonçalo Ramos permitiu segurar o restante plantel.
Nomeado para o troféu Kopa
Peça indiscutível para Roger Schmidt na estratégia do Benfica, António Silva, que fruto do rendimento de águia ao peito chegou também à Seleção Nacional, tendo disputado o Mundial"2022, integra a lista restrita de dez nomeados para o troféu Kopa (da France Football), a Bola de Ouro destinada aos atletas com o máximo de 21 anos. O camisola 4 tem forte concorrência, já que os nomeados são Bellingham (Dortmund/Real Madrid), Gavi e Pedri (Barcelona), Musiala (Bayern), Camavinga (Real Madrid), Xavi Simons (PSV/RB Leipzig), Hojlund (Manchester United) e Elye Wahi (Montpellier/Lens). O troféu será entregue a 30 de outubro, em Paris.