Confira os números e as curiosidades que marcaram a 16.ª ronda da I Liga.
Corpo do artigo
Segunda jornada com mais reviravoltas
Esta foi a segunda jornada com mais reviravoltas - três - das últimas seis épocas, desde o regresso ao formato de competição com 18 equipas.
Benfica, FC Porto e Braga foram as equipas a conseguir vencer o jogo depois de ter sofrido o primeiro do jogo, colocando esta ronda em igualdade de circunstâncias com outras nove nestas citadas seis épocas (desde 2014/15).
11698095
O recorde é de quatro, na 14.ª jornada da época passada, na qual Belenenses, FC Porto, Moreirense e Tondela souberam corrigir a tempo o percurso do placar.
O Benfica é a equipa que tem demonstrado a melhor reacção nas últimas seis épocas, tendo virado o resultado por 22 vezes, mais três vezes do que FC Porto e mais seis do que Sporting. Braga e V. Guimarães fecham o top 5 do ranking, provando que isto de reacção a um resultado desfavorável é proporcional à qualidade da equipa.
Do lado dos que deixaram fugir mais vantagens está o Moreirense (vítima do FC Porto nesta jornada), tendo perdido 21 vezes depois de ter mexido primeiro no marcador.
Curiosidades
- 3.º melhor marcador
Bruno Fernandes subiu ao 3.º lugar da lista dos melhores marcadores, com oito golos. É o único médio a figurar no top 10 dos melhores artilheiros e é o jogador com mais remates da Liga: 51.
- 63% de influência
O iraniano Mohammadi - fez o golo na Luz - marcou seis golos e fez quatro assistências na Liga. É o jogador do Aves com maior influência, contribuindo diretamente para 63% dos golos (10 em 16).
- 2.º de ângulo difícil
O golo de João Aurélio (Moreirense) - que, na verdade, era para ser um cruzamento - foi o segundo da Liga de fora da área daquele ângulo. O outro foi de André Santos (Belenenses), na 1.ª jornada.
- 1.º com mais remates
O Braga reforçou o estatuto de equipa mais rematadora do campeonato e apresenta agora uma média de 15,5 finalizações por jogo. Benfica e FC Porto seguem-lhe o rasto, com 14,2 e 14,1 de média, respetivamente.
- 7.º com menos espectadores
Com a redução do preço dos bilhetes para cinco (sócios) e seis euros, o Santa Clara espera compor o São Miguel. Os açorianos são os 7.ºs com a menor assistência (3146 por jogo). O Aves está no fundo do ranking, com uma média de 1920.
- 1.º guardião expulso
A expulsão de Defendi (Famalicão), aos 30'', é a primeira de um guarda-redes e a mais rápida nesta Liga. Ainda assim, os famalicenses venceram, com um golo aos 81'. São a equipa com mais golos nos últimos 15': oito.