Águias já perderam oito pontos na segunda volta. Na última vez que o mesmo sucedeu, em 2011/12, o FC Porto foi campeão.
Corpo do artigo
O Benfica até entrou com dois triunfos na segunda volta do campeonato, frente a Paços de Ferreira e Belenenses, mas desde a derrota com o FC Porto, na 20.ª jornada, entrou numa autêntica crise - em todas as provas venceu apenas um jogo nos últimos sete.
11879852
E nos derradeiros quatro jogos na Liga desperdiçou oito pontos, sofrendo assim a ultrapassagem do rival portista na liderança da Liga. Este é o segundo pior arranque de segunda volta do século, apenas atrás dos nove pontos perdidos em 2005/06, numa época na qual, sob o comando de Ronald Koeman, as águias terminaram apenas no terceiro posto.
Os oito pontos deixados pelo caminho nas primeiras seis jornadas da segunda metade da competição não são caso único e a última vez que tal sucedeu o Benfica viu mesmo o título fugir... para o FC Porto. Em 2011/12, numa edição disputada a 30 jornadas, os encarnados entraram na segunda volta com dois pontos de vantagem sobre os dragões, viram essa diferença aumentar para cinco à 17.ª jornada, fruto de um triunfo caseiro sobre o Feirense e um desaire do FC Porto com o Gil Vicente, em Barcelos, mas depois não foram capazes de manter o andamento. À derrota, à 19.ª jornada, com o V. Guimarães seguiram-se nos dois jogos imediatos um empate com a Académica e novo percalço, na Luz, ante o FC Porto . A derrota por 3-2 diante dos azuis e brancos ditou então a ultrapassagem do rival, que terminou a 21.ª jornada na frente e já com mais três pontos - as águias terminaram a prova a seis do topo.
Também em 2007/08, época na qual começaram com Fernando Santos como técnico, mudaram para José António Camacho e terminaram com Chalana, os encarnados desperdiçaram oito pontos em idêntico período, terminando o campeonato apenas em quarto e a 23 do campeão FC Porto.
Com registo limpo na segunda volta desde a viragem do século o Benfica tem apenas 2010/11 (com os dragões a vencerem o título) e 2018/19, este precisamente sob o comando de Bruno Lage. Aliás, na última época as águias só desperdiçaram dois pontos com este técnico, no empate na Luz com o Belenenses.
Baliza batida há oito jogos na Luz
Bruno Lage tem assumido os problemas defensivos da equipa, pedindo a esta para ser mais competente, mas a verdade é que a situação não está ainda resolvida. Aliás, frente ao Moreirense, as águias registaram o seu oitavo encontro consecutivo a sofrer golos na Luz, algo que, tendo acontecido pela décima vez na história do clube, não sucedia desde 2011/12, então com Jorge Jesus.