Um extenso texto publicado no site e um tom único: críticas à arbitragem e a defesa da ideia de que o FC Porto está na luta pelo título à conta dos erros cometidos pelos árbitros
Corpo do artigo
"A impunidade e a falta de decoro com que, jornada após jornada, o FC Porto continua a ser beneficiado pelas arbitragens tem de ter um limite! Ontem voltou-se a ultrapassar tudo o que é tolerável", assim começa um extenso texto publicado no site do Benfica. Apesar da extensa a ideia é praticamente uma e expressa numa espécie de resumo á primeira parte da publicação: "São esses pontos conquistados que estão a permitir que o FC Porto se mantenha a lutar pelo título".
Para o clube encarnado, com lidera a I Liga em igualdade pontual com o FC Porto, o jogo dos dragões em Braga foi a gota que encheu o copo da paciência. "Não há memória de uma época tão marcada por sucessivos erros, sempre - mas mesmo sempre! - em benefício da mesma equipa. É tempo de dizer basta. Ou será que ainda não chega?", pode ler-se.
Referindo-se a uma "temporada negra para o futebol português", o Benfica centra-se no Braga-FC Porto. "Alguém tem dúvidas de qual seria a decisão da equipa de arbitragem caso o lance do primeiro penálti de que o FC Porto beneficiou em Braga tivesse ocorrido na sua própria grande área? Nunca - mas mesmo nunca! - seria penálti. É a história deste campeonato que o diz. E estão os factos para o provar. Alguém tem dúvidas de qual seria a decisão se o lance que aconteceu dentro da grande área do FC Porto entre Corona e Wilson Eduardo tivesse ocorrido na outra grande área? Claro que o VAR não fingiria não ter visto. Claro que seria penálti! Alguém percebe por que razão o treinador do Braga é expulso com aquela facilidade e porque continuamos a ver o outro treinador protestar sistematicamente sem que nada lhe aconteça?", refere, para rematar com um lance ocorrido, horas depois, no Benfica-Belenenses: " Alguém tem dúvidas de qual seria a decisão do árbitro - e também do VAR - na falta clara de ontem na Luz sobre Samaris se fosse um jogador do FC Porto que estivesse em causa? Obviamente, penálti!".
O Benfica diz mesmo que os factos por si apresentados levam a uma conclusão: "Estamos perante um escândalo. Uma mentira! Um campeonato sujo que envergonha todos aqueles que não aceitam ser cúmplices desta fraude". E avança com mais casos que considera serem exemplos de benefícios para o FC Porto: "A lista dos erros mais flagrantes é enorme. Entre os casos mais graves, destacam-se: penálti sobre Rochinha no Bessa não assinalado; penálti sobre Nakajima no Dragão não assinalado; golo contra o Feirense em fora de jogo (bem anulado pelo árbitro e incrivelmente validado mais tarde pelo VAR); golo em fora de jogo com o Vitória de Guimarães; vermelho por mostrar a Felipe no Bonfim na fase inicial do jogo; penálti perdoado em Moreira de Cónegos por falta de Militão; penálti não assinalado, ontem, em Braga, por falta de Corona sobre Wilson Eduardo. Não estão aqui nem metade das decisões incompreensíveis que, neste campeonato, já valeram pontos ao FC Porto", refere.
Antes de explicar a razão para ter publicado, este domingo, o espaço Benfica News no site - "perante a gravidade do que ontem se passou" -, o clube encarnado aponta baterias às sete jornadas que faltam: "Pelo menos a partir daqui, que apareçam a isenção, o rigor, o equilíbrio, a justiça e o respeito que têm faltado. Sobretudo o respeito pela verdade desportiva".