"Benfica District não irá comprometer a nossa capacidade de investimento nas nossas equipas"

Rui Costa
SL Benfica
Rui Costa discursou no arranque da AG extraordinária que este sábado se realiza no pavilhão n.º2 do Estádio da Luz, explicando aos sócios o que propõe para o Benfica District
Rui Costa, presidente do Benfica, falou na manhã deste sábado no início da Assembleia Geral extraordinária que se realiza no pavilhão n.º2 do Estádio da Luz e que tem como objetivo votar o Benfica District, projeto para o espaço em redor do Estádio da Luz e que foi uma das bandeiras eleitorais de Rui Costa, reeleito presidente do clube.
"Desde o primeiro momento em que apresentámos o projeto Benfica District, assumimos um compromisso inequívoco: este seria um projeto construído com os sócios e decidido pelos sócios. Dissemos, sem ambiguidades, que o futuro deste projeto passaria por uma Assembleia Geral. Hoje estamos aqui a cumprir essa palavra. O Benfica honra-se quando respeita os seus compromissos e quando coloca os seus associados no centro das decisões estruturais do clube. Com o mesmo sentido de responsabilidade e com total transparência, colocámos o projeto em consulta pública, realizámos duas sessões de esclarecimento, em Faro e em Paredes, e recolhemos dezenas de sugestões e ideias enviadas pelos sócios. O Benfica District é um projeto estratégico, que visa dotar o clube de infraestruturas que permitem ter um Benfica mais preparado para enfrentar os desafios do futuro. Um projeto que corporiza e traduz uma ambição na vanguarda do que de melhor se faz a nível mundial, e sem paralelo na realidade portuguesa. Uma ideia inteiramente vinculada à modernidade, que responde às prioridades presentes e antecipa cenários futuros. O Benfica District, que hoje propomos para discussão e apreciação dos sócios, confere ao Benfica uma relação ainda mais próxima e envolvente com os seus adeptos, mais receitas, maior potencial de investimento nas nossas equipas e, por conseguinte, uma maior capacidade de competir a nível nacional e internacional. Sublinho esta ideia: trata-se de um projeto autónomo em termos de financiamento e que em nenhum momento irá comprometer a nossa capacidade de investimento nas nossas equipas. Pelo contrário, no médio prazo, irá permitir reforçar esse investimento e a nossa qualidade. O Benfica District engloba-se no objetivo mais lato de chegarmos, tão rápido quanto possível, a receitas consolidadas de 500 milhões de euros, ao mesmo tempo que o clube passa a dispor de melhores infraestruturas para acentuar a evolução associativa, desportiva, comercial e financeira que todos almejamos", começou por dizer.
"Em paralelo e de mãos dadas com este projeto - com enorme relevância para o futuro do Sport Lisboa e Benfica -, vamos aumentar a lotação do nosso estádio para os 80 000 lugares. Pretendemos, assim, ir ao encontro da enorme procura por Red Pass e da vontade de cada vez mais adeptos marcarem presença no nosso Estádio da Luz. Mas toda esta transformação e modernização que aqui hoje propomos à aprovação dos sócios respeita a indispensável sustentabilidade económica e financeira do Clube e da SAD, respeita os nossos compromissos ambientais e honra a identidade inicial do nosso estádio, um princípio refletido na opção de se trabalhar com a Populous e a Saraiva e Associados. Caras e caros sócios: Com o Benfica District ganha o Benfica, ganha Lisboa e ganha Portugal. E seremos, uma vez mais, pioneiros. Toda a área envolvente do estádio será transformada, oferecendo uma nova centralidade à cidade e beneficiando o clube e os sócios com mais e melhores instalações, mais e melhores meios, e uma experiência de jogo ainda mais marcante. Mais do que um projeto desta Direção, trata-se de um projeto do Benfica para os próximos 50 anos, num rumo inovador para o futuro", explicou Rui Costa.
A Assembleia Geral extraordinária para a votação decorre a partir das 09h00, em modelo híbrido, com a escolha a poder ser presencial ou remota, pelo site oficial na internet ou através da aplicação do clube.
Os trabalhos serão transmitidos em streaming, na página oficial do clube, e a votação está prevista até às 17h30.
O Benfica District, que pretende revolucionar todo o espaço envolvente ao Estádio da Luz, em Lisboa, e cuja meta de conclusão é o Mundial'2030, tem um investimento estimado na ordem de 220 milhões de euros (ME).
O projeto prevê o aumento da capacidade do Estádio para 80.000 espetadores, bem como a construção de um pavilhão multiusos com capacidade para 10.000 pessoas, dois pavilhões desportivos com 2.500 e 1.500 lugares, uma piscina comunitária, um teatro e local para eventos com capacidade para 500 pessoas, um campo de futebol ao ar livre, uma pista de atletismo e ainda instalações comerciais, hoteleiras e residenciais.

